A Polícia Federal deflagrou hoje (25) a Operação Poison Cachè, que tem por objetivo combater o contrabando e a contrafação de agrotóxicos no Estado de Goiás. Cerca de 100 policiais federais estão cumprindo 46 ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal de Itumbiara, sendo 15 mandados de prisões preventivas, 22 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de condução coercitiva.
As diligências estão sendo executadas em Goiás nas cidades de Goiânia, Edéia, Joviânia, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Bom Jesus de Goiás, Morrinhos, Santa Helena de Goiás e Pontalina. No Distrito Federal, estão sendo cumpridos mandados judiciais em Planaltina.
Segundo a PF, as investigações se iniciaram no final do ano de 2015 e foi identificado um grupo criminoso que promove o contrabando de agrotóxicos de origem chinesa por meio da fronteira do Paraguai com o Brasil. Após contrabandeados, o agrotóxico chinês é misturado de forma artesanal com o produto nacional para comercialização como se fossem originais, mediante a utilização de embalagens reaproveitadas.
O nome da operação faz alusão à expressão francesa poison cachè que, em português, quer dizer “Veneno Oculto”, em face das características e qualidade das substâncias químicas que são aplicadas no cultivo dos alimentos que serão consumidos.