PF investiga fraude no programa Farmácia Popular em Goiás
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quarta-feira (23), operação contra uma organização criminosa…
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quarta-feira (23), operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudes no programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Denominada Abutre, a ação contra com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal (DF). Prejuízo estimado é de R$ 10 milhões.
Segundo expõe a corporação, as investigações apontaram que o grupo adquiriu fundos de comércio de farmácias mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando as atividades comerciais na sequência.
Posteriormente, o grupo promovia lançamentos inexistentes (vendas efetivamente não efetuadas e dispensação de medicamentos) no banco de dados do Farmácia Popular, a fim de desviar valores do referido programa federal.
Ao menos R$ 10 milhões teriam sido desviados do programa criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
Os mandados de busca e apreensão são realizados em Luziânia (GO) (14), Brasília (1), Nova Cantu (PR) (1) e Confresa (MT) (2). Cerca de 70 policiais federais estão envolvidos na operação.