PRODUÇÃO NACIONAL

Pfizer anuncia parceria com farmacêutica brasileira para fazer vacina da Covid

Empresa diz que todas as doses fabricadas no Brasil serão distribuídas na América Latina

Chega ao Brasil lote com mais de 1,5 milhão de vacinas da Pfizer (Foto: reprodução/Pfizer Brasil)

A Pfizer e a BioNTech anunciam nesta quinta-feira (26) a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para produzir a vacina da Covid-19 no país, com capacidade anual superior a 100 milhões de doses.

Segundo a empresa americana, todas os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos na América Latina. Com o acordo, a produção da vacina se estenderá para quatro continentes, em mais de 20 fábricas.

Até hoje, a Pfizer e a BioNTech enviaram mais de 1,3 bilhão de doses do imunizante para mais de 120 países no mundo.

“Para facilitar o envolvimento da Eurofarma no processo, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente”, afirmam as empresas em nota.

O anúncio da Pfizer acontece um dia depois do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga divulgar que a terceira dose da vacina contra o coronavírus começará a ser aplicada em idosos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro.

O governo federal disse que a terceira dose deve ser preferencialmente da Pfizer, ou de modo alternativo, da Janssen ou Astrazeneca.

O imunizante da farmacêutica americana também será usado na cidade de Toledo (PR), para servir de estudo da companhia sobre a vacinação de toda a população, incluindo adolescentes a partir de 12 anos, conforme anúncio feito pelo governo Ratinho Jr. (PSD) em reunião com Pfizer nesta terça-feira (24).

Por enquanto, o imunizante da companhia americana é o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes.