PIS-Pasep 2025: veja calendário e quem tem direito
Segundo o Ministério do Trabalho, 25,8 milhões de trabalhadores deverão ser beneficiados com R$ 30,7 bilhões
(Da Agência O Globo) O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ) aprovou nesta semana o calendário de pagamento do abono salarial (PIS/Pasep) para o exercício de 2025. Segundo o Ministério do Trabalho, 25,8 milhões de trabalhadores deverão ser beneficiados com R$ 30,7 bilhões.
O pagamento começa em fevereiro para nascidos em janeiro e vai até agosto para nascidos em novembro e dezembro, conforme calendário abaixo.
Calendário PIS-Pasep 2025
Nascidos em | Recebem a partir de |
Janeiro | 17 de Fevereiro |
Fevereiro | 17 de março |
Março e Abril | 15 de abril |
Maio e Junho | 15 de maio |
Julho e Agosto | 16 de junho |
Setembro e Outubro | 15 de julho |
Novembro e Dezembro | 15 de agosto |
Quem tem direito ao PIS-Pasep 2025?
O abono é pago pela Caixa Econômica Federal (Pis) e pelo Banco do Brasil (Pasep), preferencialmente, com crédito em conta corrente ou em conta digital. O saque também poderá ser feito nos terminais de autoatendimento e lotéricas.
Em 2025, vão receber o abono trabalhadores contratados com carteira assinada em 2023, por no mínimo, 30 dias e remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640). Além disso, é necessário estar inscrito no programa do Pis/Pasep há pelo menos cinco anos.
Em 2024, foram liberados R$ 27 bilhões para o pagamento do benefício. No entanto, ainda estão disponíveis R$ 218,9 milhões para 239.142 trabalhadores que não sacaram o abono. Eles têm até o dia 27 de dezembro para realizar o saque.
Como consultar?
A partir do dia 5 de fevereiro de 2025, os trabalhadores poderão consultar se têm direito ao abono: as informações estarão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br, na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158).
Carteira de Trabalho Digital
- O app da Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android na Play Store, e na App Store:
- Faça o download do app Carteira de Trabalho Digital;
- Logo em seguida realize o cadastro com seu login da conta Gov.br, com CPF e senha;
- Clique na área de contratos de trabalho, na parte inferior da tela e selecione o ícone “+” ao lado de qualquer um de seus contratos de trabalho registrado.
Aplicativo Caixa Trabalhador
Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode ainda baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador. Nele, é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. O aplicativo está disponível para Android na Play Store, e na App Store.
- Baixe o o aplicativo Caixa Trabalhador;
- Clique na opção “acessar” e, com seu CPF, faça o login;
- Selecione a opção “Meu NIS”. Após isso, será possível consultar o número do seu PIS/Pasep.
Outra opção é ligar para 158. Além disso, o número da Caixa para saber sobre o PIS é 0800-726-0207.
Para servidores públicos, é possível se informar sobre o Pasep na central de atendimento do BB, pelo número 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou ainda pelo site bb.com.br. Basta preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.