Votação

PL que prevê regulamentação dos permissionários do Parque Mutirama é aprovado em segunda votação

Projeto segue para sanção ou veto do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Permissionários ganham prioridade para participar de um futuro projeto licitatório

Por unanimidade, vereadores aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei que prevê regulamentação dos permissionários do Parque Mutirama. O texto destaca os critérios para o processo licitatório para a permissão de uso e exploração da atividade econômica nos espaços públicos do parque. O texto, de autoria do vereador Paulo Daher (DEM), segue agora para sanção ou veto do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB).

O projeto destaca um padrão construtivo com características diferenciadas, considerando as atividades desenvolvidas no local e as especificidade de cada construção. O plano também prioriza, em caso de licitação pública, a concorrência dos 36 permissionários existente atualmente no local.

“São trabalhadores que estão no Mutirama desde a fundação. Então não é justo que, após dois anos que o parque está fechado, gerando despesas muito grade a essas famílias, não tenham sequer condições de participar de um processo licitatório com empresas multinacionais, por exemplo. Esse projeto vem atender e dar condições a esses trabalhadores que já possuem identidade com o parque”, destaca o parlamentar.

O texto também frisa o prazo de até dez anos para a utilização do espaço Além disso, o valor a ser pago pelo espaço público é oferecido pelo licitante vencedor e deve seguir os preços mínimos e condições fixados no edital. Caso as normas não sejam cumpridas, a punição varia de advertência até a cassação da licença de funcionamento. Também é prevista uma multa entre R$ 150 e R$ 750.

Zoológico

Nesse mesmo projeto foi aprovada uma emenda do vereador Paulo Magalhães (PSD), que estabelece os critérios para a permissão do uso e exploração de atividades econômicas nos espaços públicos do Parque Zoológico.

“Tendo em vista a semelhança das atividades no que se refere a aplicação das normas aos espaços públicos supracitados, faz-se necessária a modificação do texto da presente propositura para que os mesmos critérios para o processo licitatório também sejam aplicados ao Parque Zoológico”, justificou o vereador.

Mutirama segue sem previsão de reabertura

Desde que foi fechado, em julho de 2017, após pane no brinquedo Twister e que deixou 11 feridos, o Mutirama teve a reabertura adiada três vezes. Em 2018, Agetul havia programado a reabertura para o final de março, mas o serviço de restauração dos equipamentos não tinha sido concluído, por isso, foi adiada para o final do mês de abril de 2018

Quando o prazo acabou, a Agetul anunciou que o parque seria reaberto até o mês de julho do ano passado. Porém, por dificuldades em adquirir novas peças para consertar os brinquedos, foi anunciado um novo prazo. Dessa vez para o final de agosto, mas novamente foi descumprido.

O presidente da Agetul, Ronaldo Vieira, garantiu que a reabertura seria no aniversário de Goiânia, em 24 de outubro. Como esperado, os brinquedos não estavam prontos e o local não pôde ser reaberto. A agência anunciou, então, que o Mutirama estaria pronto para funcionamento até dezembro. Mas novamente tiveram de adiar a reinauguração.

Em janeiro deste ano, Ronaldo declarou que o Parque estará pronto para receber os visitantes em novembro de 2019, mas não foi definida uma data para a reabertura.