Mabel quer motos utilizando corredores de ônibus a partir de 2 de janeiro
Medida, contudo, ainda não deve ser implementada na Avenida Anhanguera e no BRT
A proposta do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), para que motocicletas utilizem corredores exclusivos para ônibus, já deve começar em 2 de janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria do próprio político ao Mais Goiás.
Garçom em Londres, Inglaterra, Daniel Bravo disse à TV Anhanguera que na cidade a medida existe desde 2012. De acordo com ele, o trânsito “flui muito bem. Você para somente no semáforo”.
Mabel fez o compromisso em diversos momentos, durante a campanha. Segundo o prefeito eleito, o corredor de ônibus fica ocioso na maior parte do tempo.
A medida, contudo, ainda não deve ser implementada na Avenida Anhanguera e no BRT. Nesses casos, são necessárias adequações. “O BRT, por exemplo, tem poucas saídas.”
Outra medida do futuro chefe do Executivo é a de permitir a conversão à direita para motoristas, mesmo quando o sinal estiver fechado. Esta, contudo, ainda não tem data definida.
Ainda candidato, ele informou que a ideia visa dar mais fluidez no trânsito. A conversão poderá ser feita mesmo em semáforos com radares, desde que não estejam passando veículos ou pedestres, “garantindo mais agilidade e menos tempo parado no trânsito para todos”.
De fato, no ordenamento jurídico já existe previsão legal para isso. A Lei 14.071/20, que entrou em vigor em abril de 2021, inseriu o Art.44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O texto prevê que “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”. A legislação, todavia, prevê a necessidade de sinalização indicativa dessa autorização.
Desta forma, a assessoria do candidato informou que a permissão não vai contemplar todos os cruzamentos da cidade. Somente aqueles que não tiverem riscos.
Ainda conforme a comunicação, uma equipe de engenheiros de trânsito fará um estudo de todos os cruzamentos da cidade para verificar a possibilidade. Onde puder, haverá uma placa informando aos condutores.