Plataforma de carona do Google já está operando
O Waze Rider acaba de entrar em modo de testes em São Francisco
O Waze Rider já está funcionando na região de São Francisco, nos EUA, após passar meses em beta, de acordo com o The Wall Street Journal. O Google descreve-o como um aprimoramento e como um competidor “casual” do Lyft e do Uber, e não um oponente direto.
Há motivos para isso. O valor que o motorista recebe é baixíssimo e tanto ele quanto o passageiro só podem fazer duas viagens pelo aplicativo por dia. Ou seja, é beeem um esquema de caronas mesmo, em que você entra no carro de um estranho e dá apenas uma forcinha com a gasolina.
O sistema também é baseado em itinerário: o motorista disposto a dar caronas precisa inscrever seus horários e rotas na hora de se cadastrar, o que significa que de nada adianta dar voltas em busca de uma corrida. Esse simplesmente não é o objetivo do aplicativo.
Ao jornal, o Google disse que não quer saber se o motorista tem seguro, se o carro é novo e nem sequer qual é o modelo: seu único objetivo é dar carona como você daria para um amigo que está indo na mesma direção.
A vantagem do aplicativo é a vantagem de uma carona, na verdade: imagine que você precisa fazer um longo trajeto na hora do rush. Há grandes chances de que outras pessoas tenham que fazer o mesmo trajeto. Como o preço é muito barato, uma corrida assim pode ficar muito mais barata do que pegar um Uber.
O aplicativo ainda não tem previsão para ser lançado no resto dos EUA nem no Brasil.