Crime ambiental

PM apreende 46 pássaros silvestres em Rio Verde

Depois de quase 11 horas de operação, 46 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar…

Depois de quase 11 horas de operação, 46 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar (PM) neste sábado (16) em Rio Verde, a 231 quilômetros de Goiânia. Além das aves, foram encontradas várias gaiolas e outros equipamentos para a captura de animais. Um homem foi preso.

De acordo com informações da PM, por volta do meio dia, uma equipe se deslocou até o setor Jardim Adriana para averiguar uma possível criação irregular de pássaros silvestres. Ao chegar na residência, encontraram Arinaldo Pereira de Oliveira, de 52 anos, junto com 45 Canários-da-Terra e 01 Papa-Capim. Além das aves, foram encontradas 28 gaiolas vazias e 22 alçapões, utilizados para a captura dos animais.

Arinaldo confessou ser o dono das aves e o responsável por todos os materiais e equipamentos apreendidos. Ele foi encaminhado para a delegacia do município e deve responder pelo art. 29 da Lei de Crimes Ambientais. Se condenado, pode pegar de seis meses a 1 ano de prisão e multa.

Conforme procedimento padrão da Polícia Militar Ambiental, os animais que não apresentavam ferimentos foram devolvidos para a natureza. Os que estavam machucados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Goiânia.