A Polícia Militar apresentou, nesta segunda-feira (28), dois casos envolvendo assalto e explosão a agências bancárias na região Metropolitana de Goiânia. Na primeira ocorrência, o grupo é suspeito de cometer assalto na Praça da Bíblia, em Goiânia, que ocorreu em 22/11. De acordo com a PM, os criminosos fizeram um servidor da instituição de refém e o obrigou a realizar retiradas, sem chamar atenção de terceiros, crime conhecido como “sapatinho”.
A troca de informações entre a PM de Goiás e as Polícias Militar do Estado da Bahia, Civil do Tocantins, Rodoviária Federal e PF foi fundamental para efetuar a prisão deste grupo. “Esta é uma premissa do Pacto Interestadual de Segurança Integrada que desenvolve a ação conjunta entre diversas forças policiais do país”, analisa o comandante da Polícia Militar, coronel Divino Alves.
Para o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, que é o presidente do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, a cooperação entre os estados para o combate ao crime organizado potencializa a atuação das forças policiais, resultando no desmantelamento de diversas quadrilhas que se organizam para o tráfico de drogas, contrabando de armas, roubo de cargas, de veículos e assaltos a bancos.
Outro caso ocorreu na madrugada deste domingo (27), quando um grupo de criminosos foi desarticulado no momento em que se preparava para explodir uma agência bancária que fica na Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia.
De acordo com o tenente-coronel Renato Brum, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, os criminosos foram surpreendidos pelas forças policiais e revidaram. Dois morreram no confronto e um está foragido. O tenente-coronel Ricardo Rocha, comandante do Policiamento da Capital, destaca o tempo recorde com que as prisões foram realizadas.
Os casos
Em 22 de novembro, os criminosos entraram na agência bancária do Bradesco, fizeram um servidor da instituição bancária de refém, e o obrigou a realizar retiradas no valor de R$ 500 mil. Bruno Sales Batista, de 23 anos, Christian de Sousa Cruz, 21, Yvis Matheus Miranda, 22, Victor Rodrigues dos Santos, 18, e Gustavo Ribeiro, 22, participaram da ação e fugiram para a Bahia. De acordo com a PM, o destino final seria em Porto Seguro. “Eles iriam gastar todo o dinheiro e passariam férias na praia”, conta tenente-coronel Ricardo Rocha.
Os suspeitos foram interceptados em Bom Jesus da Lapa, interior da Bahia. A prisão se deu graças à troca de informações entre as forças policiais. “O que espanta é a ousadia deles porque não são criminosos especialistas em roubo a banco”, diz Ricardo Rocha. “Isso mostra que a impunidade está levando os criminosos a praticar delitos em diversas frentes”, aponta. Com os cinco foram recuperados cerca de R$ 8 mil e um carro IX35, adquirido com o dinheiro do roubo.
Aparecida de Goiânia
Na madrugada deste domingo (27), equipes das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) interceptaram uma tentativa de roubo ao Banco do Brasil, na Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia. Na oportunidade, os criminosos ainda estavam na agência bancária, e atiraram contra os policiais, que revidaram. Daniel Trindade de Moura, 19, e um menor de idade morreram no confronto. Outro indivíduo segue foragido.