investigados

PM propõe ‘racha’ a outro policial e bate viatura em dois carros; vídeo

Caso aconteceu em São Paulo; policiais foram afastados

Um vídeo gravado pela câmera corporal de um policial militar de São Paulo mostra o momento em que o PM propõe um ‘racha’ a outra viatura durante o atendimento de uma ocorrência. Em alta velocidade, ele perde o controle do veículo e bate em dois carros estacionados, além de destruir um semáforo. O acidente provocado pelos policiais ocorreu em julho, mas as filmagens foram publicadas nesta quarta-feira (6). Assista abaixo!

No vídeo, o policial dirige em direção a outra viatura e questiona: “Vamos apostar um racha?”. Poucos segundos depois, ele acelera, perde o controle e atinge um Chevrolet Cruze e um caminhão Iveco/Daily. O agente fica visivelmente nervoso e, ao conversar com o colega de viatura, lamenta: “O que que eu fiz, velho?”.

Após a batida, o soldado liga para seu superior e relata o ocorrido: “Bati a viatura, sub. Arrebentamos o carro do paisana aí. Juro por Deus, sub. Por favor, vem aqui. Como é que explica?”. A gravação mostra que ele também admite ter falado sobre o ‘racha’, mas diz que foi em “tom de brincadeira”.

Quatro policiais militares estão sob investigação e foram afastados de suas funções. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a conduta dos agentes foi apurada em um Inquérito Policial Militar (IPM), concluído e enviado à Justiça Militar. Os envolvidos foram enquadrados no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata como infração grave o uso de veículos para realizar manobras perigosas, como arrancadas bruscas ou derrapagens. Se considerados culpados, os policiais podem ser exonerados.

Além das implicações administrativas, os agentes também enfrentam um processo civil para ressarcimento dos danos causados aos veículos envolvidos e ao patrimônio público.

PM propõe ‘racha’ a outro policial e bate viatura em dois carros; vídeo