Corrupção na PM

PMs arrombam casa e furtam objetos durante operação no Rio de Janeiro

Crime foi registrado por câmeras de segurança e acompanhado em tempo real pelo morador pelo celular

PMs arrombam casa e furtam objetos durante operação em comunidade do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução - Youtube

Câmeras de segurança flagraram policiais militares em serviço invadindo uma casa e furtando objetos na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O crime aconteceu na última segunda-feira (7/2) e foi acompanhado em tempo real pelo proprietário, que viu tudo por um aplicativo no celular.

De acordo com informações do G1, os PMs invadiram a casa durante uma operação na comunidade. Eles mexeram nas coisas e dividiram os bens furtados entre eles. O dono do imóvel, que não quis se identificar, afirmou que eles levaram caixa de som, um vidro de perfume, um quilo de carne congelada e oito caixinhas de água de coco. Ele ressaltou ainda que os militares não tinham mandado de busca ou qualquer flagrante que justificasse a entrada.

Nas imagens é possível ver dois policiais do Batalhão de Choque armados com fuzis e mexendo nos bens da família. Eles conversavam entre eles e decidiam o que iam levar. Em determinado momento, um deles pega uma caixa de som portátil e mostra para o outro: “Para não falar que não te dei nada na vida,” diz um policial. “Caixinha, né? Essa é boa, é JBL!”, afirmou o outro.

Depois que os moradores tiveram certeza que os militares haviam saído, voltaram ao local para ver o que havia sido levado. “Levaram uma caixa de som, aproximadamente um quilo de carne que tinha na minha geladeira, estava congelado, oito caixinhas de água de coco e um perfume”, disse o morador.

O casal disse que irá denunciar o caso na corregedoria da Polícia Militar. “Eu não tenho nenhum mandado de prisão, nenhum mandado de busca e apreensão. Sou uma pessoa limpa. Trabalho. Minha esposa também”, disse o dono da casa.

Arrombamentos de PMs viraram rotina, dizem moradores

O dono da casa disse que instalou um sistema de câmeras na casa depois de ela ser invadida e revirada por PMs outras 10 vezes.

“A outra invasão, que foi na penúltima vez que eles foram, eles abriram com chave-mestra. Eu estava acordado. Era madrugada quando eu comecei a ouvir barulho no meu portão. Nesse dia, não houve nenhum furto porque eu estava em casa. Em quatro meses, já é a 11ª vez que eles vão na minha casa. Eu já não aguento mais”, disse ele.

“O cidadão é livre para morar onde ele quiser. Isso não devia acontecer nem aqui, nem em lugar nenhum. O nosso lar ele é inviolável. Eu acho que nenhum policial sem um mandado de prisão tem direito de entrar na casa de alguém”, desabafou.

Por meio de nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que os policiais foram identificados e afastados das ruas. A corporação informou que os envolvidos são do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e “serão convocados a prestar depoimento de imediato”.

Em entrevista à TV Globo, o porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, disse que o comportamento é “inaceitável” e que a Corregedoria da Polícia Militar apura o caso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Com informações de G1