CULTURA

Poeta Dayse Kênya de Morais lança seu segundo livro: Cem mais para o momento

Obra publicada com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura será lançada em sarau no Café do Goiânia Ouro, no Centro da Capital

Poeta Dayse Kênya de Morais lança seu segundo livro: Cem mais para o momento (Foto: Divulgação)

Cem mais para o momento. A frase com trocadilho é o título do segundo livro da poeta Dayse Kênya de Morais, que elencou cem poemas para compor a obra, que terá um sarau de lançamento na próxima sexta-feira (11), no Café do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Depois da estreia em publicações próprias com O Talhe, em 2015, a autora apresenta em seu novo trabalho, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o que foi produzido nos últimos anos.

A proposta de selecionar cem poemas está diretamente ligada ao título. Mas antes de atender a função de índice, o número de cada um deles entra como próprio corpo e contextualização da ideia do livro. Sendo assim, a numeração de alguns deles se encaixam em sutis referências, que ficam implícitas ao leitor mais atento.

O primeiro poema, por exemplo, é ambientado na aurora, enquanto o último descansa na noite escura. O poema nº 2 disserta sobre a dualidade e o nº3 brinca com as necessidades fisiológicas. O nº4 aborda sobre os quatro elementos e o nº8 trata sobre o infinito. Desta forma, Dayse convida o leitor para o seu passeio particular, em um roteiro que visita várias temáticas e sentimentos.

“O intuito é multiplicar a força da imaginação, que alvorece em uma centelha de poesia, transformando-a em cem, ao longo da trajetória, que encontra seu termo no cansaço do centésimo poema”, ressaltou a poeta, que acumula mais de 30 premiações em festivais e concursos de poesias, em uma vasta trajetória que se iniciou no final da década de 80, com os prêmios do Festival Regional de Cultura e Artes de Montes Claros e o Concurso Wilson Cavalcante de Nogueira, quando passou a ser figura marcante no circuito de festivais e concursos de poesia em Goiás.

Para o sarau de lançamento, a poeta também prepara a apresentação de alguns dos seus poemas, além de um número musical, com voz, violão e teclado. Camisetas da série temática Livro Aberto, com artes feitas manualmente a partir de trechos de poemas do livro, vão estar em exposição no local. O palco também vai estar aberto ao público que quiser participar, tanto com poesia falada, quanto com música.