Polícia Civil investiga tentativa de estupro no IF Goiano, em Rio Verde
A Polícia Civil vai investigar uma tentativa de estupro que teria acontecido dentro de uma…
A Polícia Civil vai investigar uma tentativa de estupro que teria acontecido dentro de uma das salas de aula do Instituto Federal Goiano, em Rio Verde. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (15) e um estudante de 23 anos, foi levado a delegacia, depois que uma colega o denunciou por tentar beijá-la a força e por mostrar o órgão sexual para ela.
Para a guarda municipal, que foi chamada para atender a ocorrência, a vítima teria dito que foi convencida a entrar na sala, pelo suposto autor e que foi aí que ele teria cometido a importunação. Ele teria passado a mão pelo seu corpo e tentado beijá-la mesmo depois de ela se negar a retribuir o gesto. Contou ainda que o homem tirou o pênis para fora da calça e pediu para ela beijar o órgão.
Na delegacia o estudante contou sua versão da história ao delegado, que o liberou em seguida. Em uma entrevista à uma emissora de TV na cidade, o responsável pelas investigações do caso disse que encontrou divergências nos depoimentos dos envolvidos e por falta de testemunhas o suspeito não foi preso.
O caso segue sob investigação e o estudante pode responder por importunação sexual.
A instituição se manifestou por meio de nota. Veja a íntegra:
NOTA IF GOIANO – CAMPUS RIO VERDE
“A notícia do fato foi levada ao conhecimento da Direção de Ensino do IF Goiano – Campus Rio Verde por volta das 19h do dia 15/07/2022, por meio de uma coordenadora de curso que foi acionada pela vítima e seus colegas de turma. De pronto, juntamente com o Núcleo de Atendimento ao Discente do Campus, a estudante foi acolhida e durante o seu atendimento fez o relato, com detalhes, de uma possível agressão sofrida nas dependências do campus. Informou ainda que seu agressor estava com o uniforme da Instituição e descreveu suas características físicas. Imediatamente foram feitas buscas nas dependências do campus, onde um aluno com as características narradas foi identificado e passou a ser monitorado pelos agentes de segurança do campus.
Em paralelo, diante da gravidade da narrativa apresentada pela denunciante, foram acionadas tanto a Guarda Civil Municipal como a Polícia Militar, que rapidamente prestaram atendimento ao chamado. A autoridade policial após ouvir o relato da estudante agredida, juntamente com os agentes de segurança do campus, partiram em patrulha na busca do denunciado que rapidamente foi localizado e conduzido (após o reconhecimento da vítima) à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os alunos, ambos maiores de idade, prestaram esclarecimentos ao delegado de plantão que tomou as medidas legais cabíveis. O diretor de ensino do campus, como representante da Instituição, acompanhou o deslocamento dos alunos até a delegacia onde ficou à disposição para prestar os esclarecimentos necessários sobre o papel institucional diante do caso. Ainda no âmbito administrativo do campus, foram acionados o Núcleo de Assistência Estudantil para promover assistência psicológica e, também, o Núcleo Discente Disciplinar que será o responsável para acompanhar o desfecho do caso e aplicar as sanções estudantis cabíveis.
O IF Goiano, ao lamentar profundamente o ocorrido, ratifica seu compromisso Institucional de levar ao conhecimento da lei, atitudes ou ações estranhas à ordem pública, principalmente em suas dependências, e coloca-se à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.”