Operação Octopus

Polícia desarticula quadrilha de roubo e tráfico de drogas em Silvânia

Estão sendo cumpridos 44 mandados de prisão preventiva e outros 27 de busca e apreensão em seis municípios goianos

A Polícia Civil iniciou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Octopus, que pretende desarticular uma quadrilha que atua no roubo e tráfico de drogas na região da Estrada de Ferro, em Silvânia, a 120 quilômetros de Goiânia. Foram cumpridos 40 mandados de prisão preventiva e outros 27 de busca e apreensão nas cidades de Silvânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista,Senador Canedo, Leopoldo de Bulhões e Vianópolis.

Segundo o delegado títular em Silvânia que coordena a operação, Leonardo Sanches, 11 pessoas já estavam recolhidas em unidades prisionais. Com a deflagração dessa madrugada, o número de detenções aumentou. Dentre os presos, quatro foram pegos em flagrante com cerca de 5 kg de drogas (maconha e cocaína). Ao todo, 34 suspeitos foram presos.
Operação
Ainda de acordo com Leonardo Sanches, os membros da organização atuavam de dentro e fora dos presídios de Silvânia e de Aparecida de Goiânia. “Eles controlavam o tráfico de todas as cidades da região da Estrada de Ferro e praticavam roubos a residências”, relata ao informar que, com as prisões o tráfico de drogas será reduzido de 70% a 80% nesses municípios.

A operação

A Operação Octopus teve início em janeiro de 2015, quando a Polícia Civil deu origem às investigações acerca dos envolvidos. De acordo com o delegado Leonardo Sanches, em meados do ano passado a associação se dividiu, porém se reorganizou tempos depois. “Após essa divisão eles se juntaram novamente, porém de forma mais estruturada, com funções definidas para cada integrante como armazenamento, transporte e comércio do material”, afirma.

A fase da Operação Octopus que foi iniciada conta com a participação de 97 policiais civis. Deste total, 22 são delegados, 67 agentes e 8 escrivães. A operação conta ainda com importante apoio das Superintendências de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e Executiva de Administração Penitenciária (Seap).