Polícia investiga confusão entre GCM e morador de rua em São José dos Campos
Cadela do morador de rua cai em meio a abordagem, sai correndo, mas é encontrada e está bem
A Polícia Civil de São Paulo irá investigar uma abordagem feita pela Guarda Civil Municipal de São José dos Campos a um morador de rua, na manhã da última segunda-feira (10). Moradores que passavam pelo local filmaram a ação.
A confusão teria tido início quando Jair, que reside nas ruas, tentou entrar em um mercado da cidade com a cadela no colo. Após ser impedido pelo guarda, uma discussão começou. O oficial alega que o morador de rua atirou café quente nele. Foi quando ele chamou reforço e mais dois civis foram ao seu encontro para ajudá-lo.
Mesmo depois de rendido, os oficiais continuaram a imobilizar o homem, algumas pessoas que passaram tentaram ajudá-lo, mas sem sucesso. Em meio à confusão, a cachorra de estimação de Jadir caiu dos braços dele e saiu correndo, mas foi encontrada e está bem.
A Polícia Civil ouviu as partes e instaurou um boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra o morador de rua. Porém pessoas que testemunharam a ação também foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal.
Em nota, a prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal, para analisar as responsabilidades. Já Felício Ramuth (PSDB), prefeito da cidade paulista, afirmou que viu excesso na ação dos guardas civis e pediu desculpas para o morador da cidade.
Assista aos vídeos que estão circulando nas redes sociais:
Esdras Andrade Araujo é protetor dos animais e está cuidando tanto da cachorra, quanto do senhor que reside nas ruas. Ele levou o senhor para o médico, a cadela ao veterinário e criou uma vaquinha online para tirar os dois das ruas.
*Com informações do G1
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira