Polícia prende 14 suspeitos de golpe do consignado no Rio
Crime era praticado por operadores em salas de call center
A Polícia Civil do Rio de Janeiro agiu contra uma quadrilha que aplicava o golpe do empréstimo consignado nesta quarta-feira (5). A operação terminou com a prisão de 14 pessoas em flagrante, em São Gonçalo, na região metropolitana da cidade.
Segundo a corporação, policiais civis da 75ª Delegacia de Polícia localizaram o grupo em escritório de um shopping após um trabalho de inteligência e levantamento de informações.
O crime era praticado por meio de operadores que atuavam em salas que funcionavam como call center. Os autores ligavam para beneficiários do INSS e outras vítimas e simulavam que haviam adquirido empréstimo consignado, e que a quantia cairia em suas contas no dia seguinte.
Quando a vítima negava que havia feito o empréstimo, os golpistas a convenciam a enviar uma foto com documento e, em seguida, assinar digitalmente o suposto cancelamento. Em posse dos documentos e da assinatura digital, os golpistas realizavam o empréstimo consignado em nome das vítimas.
A Polícia Civil acrescenta que, para concluir o golpe, os autores informavam que, caso caísse qualquer quantia na conta do beneficiário, as vítimas deveriam efetuar o estorno por meio de pagamento de um boleto. Desse modo, o valor terminava depositado na conta de um “laranja”.
No call center, os policiais apreenderam documentos, textos para que os operadores decorassem como cometer o crime e 40 computadores, que serão periciados para identificar outras possíveis vítimas.