FLAGRANTE

Polícia prende ‘homem-aranha do crime’, que roubava apartamentos na Tijuca

O suspeito foi capturado em flagrante, após invadir uma residência na Rua Caruaru, no Grajaú

A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira Alexadre dos Santos, suspeito de ser o ladrão que invadia apartamentos na região da Grande Tijuca escalando pela fachada, o que lhe valeu o apelido de ‘Homem-Aranha’. O suspeito foi capturado em flagrante, após invadir uma residência na Rua Caruaru, no Grajaú. Os moradores estavam em casa e chamaram a polícia.

Alexandre é suspeito de mais de 20 casos de roubos em apartamentos nos bairros de Vila Isabel, Grajaú e Tijuca. O modus operandi era o mesmo. Ele atacava sempre a noite, subindo até as varandas dos apartamentos e conseguindo acessar a parte interna. Nesta sexta, ele foi surpreendido pelos agentes do 6º BPM (Tijuca) quando deixava o local de roubo com um notebook nos braços.

Criminosos armados rendem e roubam morador dentro de apartamento de luxo no Rio; leia.

Ele foi levado para a 19ª DP, onde foi autuado por invasão e roubo. De acordo com a Polícia Civil, Alexandre possui outras dez passagens pela polícia por diversos crimes. Ele teve o mandado de prisão expedido pela 34ª Vara Criminal.

Os casos de assaltos desse tipo começaram no fim de agosto deste ano. As delegacias de Vila Isabel e da Tijuca receberam diversos relatos de invasões semelhantes em apartamentos de classe média na região. Moradores passaram a temer por um assalto e condomínios recomendaram a instalações de redes e grades para evitar invasões.

A Polícia Civil iniciou uma investigação e coletou imagens para tentar identificar o criminoso, que utilizava uma touca ninja para encobrir o rosto. Já a Polícia Militar aumentou o policiamento durante a madrugada para tentar a captura do ladrão.

Esta não foi a primeira vez que um ‘Homem-Aranha do mal’ assustou a Tijuca. Em dezembro de 2000, diversos apartamentos em Vila Isabel e Tijuca foram assaltados por homens que escalavam os edifícios. Os assaltantes roubaram dinheiro, relógios e telefones celulares. Todos os objetos estavam na sala dos apartamentos. Os outros cômodos não eram revirados.

No Rio, os primeiros casos de criminosos que escalavam prédios ocorreram na década de 80. Em 82, Genival da Silva foi preso acusado de ter invadido vários edifícios da Zona Sul, utilizando essa técnica. Três anos depois, o assaltante Dejair Elias de Oliveira se celebrizou ao escalar prédios em Vila Isabel, Tijuca, Lins e Grajaú, todos na Zona Norte do Rio. Ele acabou sendo preso.