Um policial do Estado de Minnesota matou um homem negro que estava em seu carro com a mulher e o filho na noite de dessa quarta-feira (06/07), disseram autoridades locais. A cena foi gravada pela mulher e foi bastante compartilhada nas redes sociais.
No vídeo, ela aparece filmando um homem cuja camiseta está ensopada de sangue e dizendo “a polícia acabou de atirar em meu namorado se nenhuma razão aparente”
O delegado interino de polícia de St. Anthony, Jon Mangseth, afirmou que o incidente começou quando o oficial parou um veículo no subúrbio de Falcon Heights, perto das 21h (horário local). Não se sabe o motivo dos disparos.
A divulgação do vídeo levou vários grupos de pessoas para as ruas, incluindo familiares do homem morto, identificado como Philando Castile, que tinha 32 anos e trabalhava como supervisor de lanchonete de uma escola em St. Paul.
Em entrevista à CNN no início da manhã desta quinta-feira (07/06), a mãe de Castile afirmou suspeitar que nunca iria saber o motivo real da morte de seu filho.
Dois dias antes, em Baton Rouge, capital de Louisiana, Alton Sterling, negro de 37 anos, foi assassinado pela polícia, que o baleou na certeza de que ele estava armado. “Episódios como esse minaram a confiança entre os departamentos de polícia e as comunidades às quais servem”, afirmou nessa quarta-feira a candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.