Políticos goianos se manifestam sobre Proclamação da República
"Que essa data seja sempre marcada pelo respeito à nossa pátria", disse o prefeito de Goiânia
Esta terça-feira, 15 de novembro, marca 133 anos da Proclamação da República. Em comemoração a data, políticos goianos se manifestaram pelas redes sociais.
O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos), que está de licença em viagem a Israel, defendeu o respeito à pátria nesta data. “Celebramos neste dia 15 de novembro, os 133 anos da Proclamação da República, uma data importante e que recorda a importância da luta por um país forte e democrático. Que essa data seja sempre marcada pelo respeito à nossa pátria. Parabéns, Brasil.”
Já ex-governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou que o dia é um dos fatos mais marcantes de nossa história. “No dia 15 de novembro de 1889, ela derrubou a monarquia constitucional e transformou o Brasil em uma república federativa presidencialista. Vamos proclamar o amor ao próximo, respeito mútuo, fraternidade, igualdade de direitos, paz e sabedoria”, escreveu.
Também ex-governador, José Eliton (PSB) disse que, neste dia, tem esperança por um “Brasil justo, democrático e humano”. Já o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) defendeu a luta pela democracia.
“Hoje o país celebra 133 anos de Proclamação da República. Comparada com países europeus, a República Federativa do Brasil é jovem. Cabe a nós, lutarmos pelo ideal que consta na Constituição e manter viva a democracia brasileira. Parabéns a todos que lutam todos os dias pelo país”, disse Vilmarzin, como é conhecido.
Até o fechamento, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ainda não tinha se manifestado.