Ponte que desabou estava em estado ruim de conservação, aponta Dnit
Órgão federal tinha conhecimento sobre situação precária da ponte entre Tocantins e Maranhão ao menos desde 2019
(Folhapress) As inspeções realizadas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mostram que a ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que desabou entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), deixando ao menos 1 morto e 15 desaparecidos, já era considerada uma estrutura em estado “ruim” de conservação.
Informações obtidas pela Folha mostram que relatórios gerenciais de manutenção rodoviária atualizados até julho de 2019 incluíam a ponte sobre o rio Tocantins na categoria “amarela”, indicando “nota 2” para a estrutura, sendo 1 o estado mais crítico e cinco o melhor estado, conforme o Índice de Condição de Manutenção.
A classificação 2 (ruim) indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária. Esses problemas podem incluir situações como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas em fundações ou pilares ou desgaste em juntas de dilatação ou sistemas de drenagem, entre outros.
Os dados consolidados da Coordenação Geral de Planejamento e Pesquisa do Dnit mostram a situação de 121 pontes federais do Tocantins, das quais dez foram enquadradas na categoria amarela, ou seja, em estado de conservação ruim, a mesma situação da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira. As informações são as mais recentes e foram incluídas no relatório geral de operações rodoviárias, de maio de 2023.
A maioria das pontes do Estado estava em situação boa (57), seguida por regular (46). Outras duas estavam em condições péssimas e somente uma classificada como excelente. Cinco pontes não tiveram nenhuma qualificação pelo relatório.
Vídeos de moradores e políticos se espalharam pelas redes sociais, denunciando as péssimas condições da ponte. O vereador de Aguiarnópolis Elias Cabral Junior (Republicanos) capturou, em vídeo, uma parte da queda da ponte neste domingo (22), enquanto denunciava a situação de precariedade da travessia.
“Essa ponte já tem mais de 60 anos de existência e, como vocês podem ver através das redes sociais, do noticiário…tem mostrado bastante que a ponte já não está mais suportando o grande fluxo de veículos pesados que passam por aqui”, disse o vereador no vídeo, poucos instantes antes de a ponte ruir.
A Folha questionou o Dnit a respeito da avaliação do relatório, mas não houve manifestação até a publicação deste texto. Ao ser informado sobre os dados de inspeção da ponte, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a pasta já tomou as medidas cabíveis para averiguar a situação. “Uma sindicância vai apurar causa e responsabilidade”, afirmou o ministro à Folha.
Localizada na BR-226, a ponte cortava o rio Tocantins e conectava as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), sendo uma das principais rotas de ligação entre os dois Estados. É por ela que também passa a Transamazônica (BR-230), que liga a região Nordeste à Amazônia.
Nas proximidades da ponte também estão localizadas a Ponte Ferroviária do Estreito, que compõe os trilhos da Ferrovia Norte-Sul, e também a hidrelétrica de Estreito, em operação no rio Tocantins.