População tem à disposição serviços gratuitos na Praça Cívica
A população tem à disposição cerca de 200 serviços gratuitos de diversas áreas, incluindo todas…
A população tem à disposição cerca de 200 serviços gratuitos de diversas áreas, incluindo todas as atividades oferecidas pelo VaptVupt na Praça Cívica, em Goiânia. A ação faz parte do programa Governo Junto de Você (GJV) que começou nesta segunda-feira (25) e segue no local até sexta-feira (29).
Nesta segunda-feira foram entregues 108 novas viaturas durante a abertura do evento. Além dos serviços relativos a documentos, uma parceria com Secretaria Estadual do Trabalho oferece qualificação profissional para qualquer pessoa que comparecer ao estande da pasta no evento. No total, são ofertadas 5 mil vagas para cursos de capacitação à distância e o encaminhamento para ofertas de emprego via Sine Goiás.
O coordenador do evento, Georton Vasconcelos, explicou que a novidade desta edição é um mutirão para acabar com o déficit de cirurgias de catarata no estado. A ação é parceria com a Fundação Banco de Olhos e vai distribuir 3,5 mil encaminhamentos para pacientes que aguardam a cirurgia.
“Toda a população pode procurar o serviço, a gente faz a consulta oftalmológica e, se precisar, de correção visual a gente oferece o óculos com custo zero. E se precisar de fazer cirurgia, a gente faz encaminhamento para cirurgia de catarata e pterígio. A cirurgia já vai ser marcada e o paciente é informado da data e o local em que vai ser realizado é a Vila São Cottolengo, em Trindade”, explica Georton.
Além dos serviços, a população pode assistir apresentações culturais de alunos do Instituto Gustav Ritter e do Itego em Artes Basileu França. As atrações acontecem todos os dias das 17h50 às 19h20, exceto na quarta-feira (27), em decorrência dos jogo entre Brasil e Sérvia.
Trânsito
Apesar dos serviços e benefícios à população, quem passou pela Praça Cívica nesta segunda-feira reclamou do trânsito pesado no local, já que o anel interno está fechado. A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a parte interna deve permanecer fechada até o fim do evento.
A RMTC anunciou ainda que os ônibus que passam pelo local registraram atrasos de até 7 minutos devido ao trânsito intenso e ao desvio das linhas. Georton explicou que o evento teve planejamento e que a questão do trânsito foi levada em conta. O coordenador destacou ainda que o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar está ajudando a controlar o tráfego na região.
A estudante universitária Vitória Ramalho precisou pegar um ônibus que passava pela Praça Cívica e enfrentou atrasos. “Eu estava indo para o Instituto Federal de Goiás (IFG) fazer uma visita para fazer um trabalho da faculdade. Eu cheguei na Praça Cívica já eram 8 horas e só consegui sair de lá quase 9 horas. Eu tinha combinado com minhas colegas de chegar lá mais ou menos 8h30 e só consegui chegar 9h20″, relata.
Vitória disse que os usuários do transporte coletivo não foram informados do evento e que nos horários de pico a situação fica ainda mais comprometida no local. Laira Machado trabalha no departamento de marketing de uma empresa e relata ter chegado atrasada em uma reunião por causa da lentidão do transporte coletivo.
Para Laira, o problema não foi o trajeto em si, mas contornar a Praça Cívica, ação que demanda poucos minutos normalmente mas que hoje resultou em um acréscimo de cerca de 30 minutos em sua rota habitual.