Por que minhas mãos e pés estão sempre frios? Isso é normal?
Alguma coisa pode estar interferindo no aquecimento do corpo
Você frequentemente reclama de sentir as mãos e pés gelados? Na maioria dos casos, isso não é um problema e sim uma solução do corpo para manter sua temperatura. O sangue funciona como regulador térmico e, ao circular por toda a extensão do corpo, nos aquece. Para nos resfriar, é importante que ocorra uma troca de temperatura com o ar ambiente e isso é feito por meio das nossas extremidades, como os pés e as mãos.
A sensação de frio nos pés e mãos é temporária, mas se uma pessoa está sempre com essas partes geladas, pode ser o sinal de que alguma coisas externa está interferindo no aquecimento do corpo.
Quais as possíveis causas?
Tudo aquilo que inclui o estreitamento dos vasos sanguíneos pode impactar na forma com que as extremidades vão se adequar à temperatura.
• Tomar banho depois de comer é perigoso? Saiba o que é verdade e o que é mito
Uma das causas para o não aquecimentos dos pés e mãos é a síndrome de Raynaud, em que alguns vasos sanguíneos indo para as extremidades se estreitam temporariamente. Pessoas com essa condição podem ficar pálidas e ter os dedos gelados.
Outros fatores também podem interferir no aquecimento das extremidades, como a obstrução dos vasos sanguíneos. Pessoas com diabetes descontrolada, por exemplo, têm chances altas de ter esse problema.
Traumas ou problemas nos tecidos do corpo também podem resultar na falta de sangue em circulação nas extremidades. Se alguém passou por uma cirurgia na mão ou no braço, ou teve uma lesão anterior, pode ter mais dificuldade para aquecê-los.
Outra possibilidade é a anemia, que pode prejudicar o transporte de oxigênio presente no sangue na extensão do corpo.
Fumar também pode resultar em dedos gelados, isso porque a nicotina estreita os vasos sanguíneos e redução a circulação do sangue.
• Por que alguns cocôs boiam e outros afundam? Confira!
Mãos e pés gelados, quando devo me preocupar?
É importante observar se as unhas também estão quebradiças, se a pele está seca ou rachada, descolorida e se há sensação de formigamento ou dormência nas áreas.
Essas regiões também podem ser menos sensíveis ao frio e pode ser doloroso usar os dedos quando estão gelados. A redução de sangue em circulação pode tornar as mãos e os pés mais lentos para curar se feridos, o que permite a persistência e crescimento de infecções.
Com o tempo, o fluxo sanguíneo inibido também pode danificar os nervos. O impacto nos nervos, juntamente com o aumento dos riscos de infecção pode resultar em amputações.
É importante, a longo prazo, aquecer as mãos e os pés, garantindo que o corpo bombeie o sangue com eficiência para onde ele precisa ir. Isso pode ser alcançado com exercícios diários, movimentando-se em intervalos regulares durante o dia e alongando os braços e as pernas. E claro, mantendo uma alimentação saudável.
Portanto, se as mãos e os pés estão constantemente frios, vale a pena consultar um médico.
• Por que dormir pelado faz bem para a saúde? Confira!