No gelo

‘Porta misteriosa’ é encontrada através do Google Maps na Antártida; entenda

Professora de Glaciologia explica o fenômeno

Especialista explica que objeto detectado não se trata de uma porta (Foto: reprodução)

(Agência O Globo) Uma ‘porta’ misteriosa foi avistada na Antártida, a sudeste da Estação Showa administrada pelo Japão, por meio do Google Maps. A descoberta, segundo o jornal inglês Daily Mail, gerou uma série de teorias na internet, incluindo a de uma casa de férias do Pé Grande ou de um ônibus espacial de “Jornada nas Estrelas”.

A estrutura incomum foi detectada por um usuário do Reddit no Google Maps na coordenada 69°00’50″S 39°36’22″E. Publicado em um fórum, escreveram: ‘Porta enorme na Antártida?’, das coordenadas.

A postagem atraiu atenção, com centenas de espectadores nos comentários discutindo sobre o que seria a estrutura. Um usuário sugeriu que era a “porta para Agartha”, enquanto outro afirmou que poderia ser um “grande depósito de sementes como o de Svalbard, na Noruega”.

“Só uma porta de Boeing arrancada”, respondeu um usuário, enquanto outro escreveu: “Na verdade, essa é a casa de férias do Pé Grande”.

A professora Bethan Davies, professora de Glaciologia na Universidade de Newcastle, olhou as coordenadas no Google Earth Pro, o que lhe permitiu ver imagens históricas. Ela detalhou ao periódico o que seria a estrutura.

“Essa formação está em uma área de gelo marinho rápido na Antártida Oriental, próximo à costa. Há uma série de ilhas lá e a água é bem rasa. Este é um iceberg que ficou encalhado e agora está preso e derretendo no seu lugar original. Você pode ver muitos outros icebergs na área.”