Praias ficam movimentadas no Rio, após flexibilização do isolamento
Praias do Leme e do Arpoador, na Zona Sul, tiveram grande movimentação de banhistas sem máscara
Apesar dos mais de 50 mil casos de coronavírus confirmados na cidade do Rio, os cariocas voltaram a se aglomerar nas praias neste domingo, dia 21, primeiro fim de semana de inverno. Na Zona Sul, centenas de banhistas foram vistos na areia, o que ainda não é permitido pelas medidas de flexibilização do isolamento social. Somente a prática de esportes aquáticos, como surf e stand up paddle, estão liberados, segundo as novas regras.
Na manhã e início da tarde deste domingo — que deve registrar temperatura máxima de 35ºC —, uma equipe do jornal O Globo percorreu as praias da Urca, Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon, observando que poucos banhistas usavam máscara de proteção na areia. Já no calçadão, a adesão ao equipamento de proteção, necessário para evitar a transmissão da Covid-19, foi maior.
Ainda de acordo com a equipe de reportagem, as praias do Leme e do Arpoador aparentavam maior aglomeração. A praia de Copacabana, que recebe uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, aparentava ter maior frequência de pessoas no calçadão e no mar. Na praia do Grumari, na Zona Oeste do Rio, a cena se repetiu: a areia também ficou cheia de banhistas, a maioria sem máscara.
No sábado, a cidade do Rio ultrapassou a marca de 50 mil infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, a capital contabiliza 50.129 casos de pessoas que foram contaminadas, com 5.791 óbitos confirmados até o momento. Segundo dados da prefeitura, 1.376 pessoas foram infectadas nas últimas 24 horas pela Covid-19, e houve 159 mortes pela doença no mesmo período. A Secretaria Estadual de Saúde informa que o estado do Rio já soma 95.537 casos de pessoas que pegaram o vírus, com 8.824 óbitos. Ainda segundo a secretaria, existem 1.164 óbitos em investigação em todo o estado.
Agentes da Guarda Municipal foram vistos fazendo o patrulhamento em alguns pontos da orla. Neste domingo, a GM também atua montado um esquema especial de ordenamento urbano e de fiscalização de infrações sanitárias em áreas comerciais que foram reabertas na última quinta-feira, após 36 dias de bloqueios parciais, como parte da Fase 2 da flexibilização nas zonas Norte e Oeste.
Ao todo, 127 guardas participam da operação desde sexta-feira, 19, sendo que 107 atuam, com apoio de dez veículos, nos bairros da Tijuca, Méier, Madureira, Cascadura, Taquara, Freguesia e Santa Cruz. Os outros 20 agentes fazem o controle e a fiscalização de trânsito nas áreas que foram desbloqueadas seguindo o plano de retomada da cidade.