Prazo para resgatar dinheiro esquecido no Banco Central termina nesta quarta (16)
Segundo o BC, R$8,51 ainda estão disponíveis para resgate
O prazo para resgatar valores esquecidos no Banco Central (BC), disponível por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) termina nesta quarta-feira (16). Segundo o BC, R$ 8,51 bilhões ainda estão disponíveis.
O sistema permite que pessoas físicas, incluindo falecidas, e empresas consultem se não tiverem recursos sacados em bancos ou consórcios. Para verificar e solicitar a devolução, é necessário acessar o site oficial do BC (valoresareceber.bcb.gov.br) e utilizar uma conta no portal gov.br de nível prata ou ouro. O resgate será realizado via chave PIX, ou o beneficiário deverá entrar em contato com a instituição financeira responsável.
Em casos de herança, herdeiros ou representantes legais podem realizar uma consulta e solicitar a devolução, cumprindo os requisitos legais e o preenchimento de um termo de responsabilidade.
Como sacar valores a receber do Banco Central
Para consultar e resgatar valores esquecidos no Banco Central, é necessário acessar o site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br. Siga os passos abaixo:
- Acesse o site e clique em “Consulte valores a receber”.
- Preencha os campos com seus dados.
- Clique em “Consultar” para verificar se há valores disponíveis.
- Caso tenha valores a receber, clique em “Acessar o SVR”. É necessário ter uma conta no gov.br de nível prata ou ouro para acessar o sistema.
- O SVR informará uma data de agendamento conforme sua data de nascimento (ou data de criação da empresa, no caso de pessoa jurídica). Nessa data, você poderá consultar os valores e fornecer os dados para a transferência.
- No dia agendado, entre novamente no site usando seu login gov.br, confira o valor disponível e solicite a transferência.
- Se você perder a data do agendamento, basta acessar o site novamente e solicitar um novo agendamento.
Atenção: O resgate só é feito mediante o fornecimento de uma chave PIX. Caso não tenha uma, você pode entrar em contato com a instituição financeira ou criar uma chave e retornar ao sistema para concluir a solicitação.
Resgate de valores de pessoas falecidas
Se os valores a receber forem de uma pessoa falecida, o herdeiro, inventariante, testamentário ou representante legal pode realizar a consulta. É necessário preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, o responsável deve contatar as instituições onde há valores a serem resgatados e seguir os procedimentos estabelecidos por cada uma.