Prefeito de Itaituba (PA) diz que ‘vai comer mais de 20’ em festa e tira a camisa
As coisas falas do prefeito foram alvo de críticas por internautas e políticos paraenses
Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram o prefeito do município de Itaituba, no Sul do Pará, Valmir Climaco (MDB), em uma festa fazendo declarações sexistas e tirando a camisa. De microfone em punho, o político aparece exaltado e com sinais de embriaguez. As coisas falas do prefeito foram alvo de críticas por internautas e políticos paraenses.
“Pense num lugar que tem tanta rapariga boa, aqui tem”, afirma Climaco. Ele então aponta para o público e diz: “Pelo que eu já conferi aqui, eu vou comer mais de 20, porque eu nunca vi tanta mulher bonita”.
Nas imagens da festa compartilhadas na internet ele também aparece tirando a camisa, sob aplausos de apoiadores, enquanto está em um palco usando óculos escuros.
Ao g1 o prefeito disse que a “repercussão foi exagerada” e que as “críticas vêm de pessoas que nem em Itaituba moram”. Sobre ter chamado as mulheres de “raparigas”, ele disse que quis dizer que as mulheres são bonitas. “Acho que a única pessoa que não devia gostar é a minha esposa”, completou.
A deputada estadual Marinor Brito (PSOL-PA) classificou as declarações como “inaceitáveis”. “Não podemos permitir que comportamentos como esse continuem. Basta de machismo e misoginia!”, publicou Brito seu Twitter.
Uma internauta comparou o caso do prefeito de Itaituba com as declações machistas dadas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre mulheres ucranianas.
“Apenas um dia após vir à tona o áudio machista e misógino do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o “Mamãe Falei”, o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco (MDB), protagonizou uma cena com os mesmos componentes: um político proferindo frases sexistas”, postou a mulher.
Esta não é a primeira vez que o prefeito de Itaituba viraliza por aparecer fazendo farra e com sinais de embriaguez.
Após a confirmação de sua reeleição em novembro de 2020, um vídeo circulou nas redes em que ele aparecia sem camisa, sem máscaras, causando aglomerações nas ruas ao beber e dançar com apoiadores.