Prefeito de São Paulo sanciona antecipação de feriados para frear covid-19
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou nesta terça-feira (19) a lei que…
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou nesta terça-feira (19) a lei que permite a antecipação de feriados municipais e cria um feriadão, começando na quarta-feira (20), para tentar aumentar os índices de isolamento social na capital e diminuir o contágio pelo novo coronavírus.
Os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra, que seriam celebrados respectivamente nos dias 11 de junho e 20 de novembro, serão transferidos agora para quarta e quinta-feira (dias 20 e 21 de maio). A sexta-feira (22) será dia de ponto facultativo.
A Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo aprovou na segunda-feira (18) a lei que permite que a a gestão municipal adote as medidas e o decreto do prefeito com a sanção foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do município.
No estado, o governador João Doria (PSDB), quer antecipar o feriado estadual de 9 de julho, que lembra a Revolução Constitucionalista, para a próxima segunda-feira (25). A ideia é que a Assembleia Legislativa vote a mudança até quinta-feira (21).
Com as medidas, estado e Prefeitura pretendem melhorar os índices de isolamento, que costumam ser maiores em finais de semana e feriados.
Em dias úteis, o estado oscila entre índices de isolamento de 47% a 48%. Na capital, a taxa costuma variar de 47% a 48% de segunda a sexta-feira e aumenta nos finais de semana. No último domingo (17), a capital registrou 56% de isolamento social. Autoridades dizem que 70% é o mínimo recomendado para conter o avanço do novo coronavírus.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 54% neste domingo (17).