Prefeitura de Aparecida de Goiânia antecipa inauguração de ala pediátrica do Hospital Municipal
Secretaria de Saúde da cidade afirma que antecipação foi garantida com recursos do governo federal
A ala pediátrica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia terá sua inauguração antecipada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela prefeitura do município. Os 10 leitos de UTI pediátrica, 15 apartamentos, com 30 leitos de enfermaria infantil que receberiam pacientes apenas no meio do ano começaram a funcionar nesta quarta-feira (8).
De acordo com a prefeitura, os leitos serão ocupados de forma gradual através da Central Municipal de Regulação. O objetivo é garantir a segurança dos pacientes. O Paço Municipal comunicou que os apartamentos contarão com camas para os acompanhantes, ar condicionado e televisão. Estarão disponíveis também uma brinquedoteca e refeitório próprio, adaptado para o público infantil.
A solenidade contará com a presença do prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (MDB), e do secretário de saúde, Alessandro Magalhães. Gustavo afirmou que, com a inauguração, as crianças de Aparecida de Goiânia não precisarão se deslocar para outros municípios.
“Se antes nossas crianças precisavam ir para outras cidades em busca de tratamento, a partir de agora, receberão assistência aqui mesmo”, disse o prefeito. “Nossa equipe correu contra o tempo para antecipar a entrega desse serviço”, concluiu.
Alessandro Magalhães afirmou que a obra foi antecipada graças à ajuda do Governo Federal, que auxiliou a prefeitura na destinação de recursos. “O Ministério da Saúde foi muito sensível a nossa causa e atendeu ao apelo do prefeito por repasses para custeio e aquisição de equipamentos”, concluiu.
Parceria
A prefeitura não explicou se haverá uma parceria com o governo do estado para que os novos leitos possam receber pacientes de outras cidades. A possibilidade de acordo foi publicada em uma nota no site da Secretaria de Estado da Saúde no dia 2 de abril.
Na nota, o governo anunciava a ampliação de leitos pediátrico e neonatal. “Os esforços do Governo de Goiás englobam, de imediato, a contratualização de novos leitos no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e provavelmente no recém-inaugurado Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP); a ampliação de leitos no HMI, em 60 dias; e a construção, em longo prazo, de um novo hospital de mesmo perfil, mas com o dobro de capacidade de atendimento do atual Materno-Infantil”, diz a nota.
O Mais Goiás entrou em contato com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, mas a Secretaria Executiva do município informou que informações adicionais só serão dadas no momento da inauguração.