AJUDA

Prefeitura de Petrópolis cria conta oficial para doações em dinheiro

Ginásio da Universidade Católica de Petrópolis também recebe donativos

Prefeitura de Petrópolis cria conta oficial para doações em dinheiro (Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil)

A prefeitura de Petrópolis anunciou a criação de uma conta bancária para recebimento de doações às vítimas das fortes chuvas que afetam a cidade desde a última terça-feira (15). Até o momento, as autoridades contabilizam mais de 100 mortes e 134 desaparecidos com a tragédia

Os recursos arrecadados serão utilizados para a compra de mantimentos, roupas, cestas básicas, materiais de higiene pessoal e outros itens de necessidade. A prefeitura reforça que só receberá doações em dinheiro por essa conta e pede que os brasileiros tenham cuidado para não caírem em golpes aplicados por pessoas em nome da prefeitura.

Para quem quiser colaborar com dinheiro, a conta, no Banco do Brasil, é: PMP Petropolis – S O S 2022, agência 0080, conta 96011-X, CNPJ 29.138.344/0001-43. Para fazer um PIX, a chave é o CNPJ.

A prefeitura da cidade também está recebendo doações no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Bingen. Equipes da prefeitura e voluntários estão atuando no local e recebendo itens de higiene pessoal, limpeza, brinquedos, alimentação, colchões, kit dormitório, entre outros. O ginásio da Universidade Católica de Petrópolis fica localizado na Rua Ministro Lúcio Meira, a poucos metros do pórtico do Bingen, na entrada da cidade.

Doações

Na última  terça-feira (15) uma tempestade causou destruição em diversas localidades, com transbordamento de rios, deslizamentos de encostas e alagamentos. Mais de 100 pessoas morreram em decorrência da tragédia que afetou a cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

Desde o desastre, além da prefeitura, diversas entidades vêm anunciando canais para ajudar a população atingida.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criou a campanha Firjan SESI Solidariedade – SOS Petrópolis com o objetivo de atender a população e empresas vítimas da tragédia no município.

As contribuições podem ser feitas através da seguinte conta: Firjan SESI Solidariedade, do Banco do Brasil, pela agência: 3309-X, conta: 6641-9, CNPJ: 03.851.171/0001-12  –  SESI, chave PIX: [email protected].

Segundo a entidade, o recurso será utilizado para a compra de itens que estão sendo demandados diretamente por autoridades locais, garantindo atendimento às necessidades específicas emergenciais.

As empresas que queiram contribuir e precisem de termos jurídicos específicos podem entrar em contato através dos seguintes canais: (21) 9 9925-0363 (WhatsApp) / [email protected]. Esses canais também podem ser acionados por empresas que desejem doar materiais diversos.

Capital

No município do Rio de Janeiro, o MetrôRio, em parceria com o governo estadual, recebe donativos nas estações Pavuna, Central, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico para apoiar a campanha de arrecadação, promovida pela Secretaria de Estado de Transportes. Entre os itens solicitados estão água mineral, roupas e material de higiene e de limpeza.

Para contribuir, basta depositar as doações na caixa localizada próximo à sala da segurança e identificada com o nome da campanha, em cada uma das estações participantes. A campanha vai até a próxima quinta-feira (24). Os donativos serão entregues à Secretaria de Transportes para o encaminhamento às famílias de Petrópolis.

Também no Rio, escolas particulares se mobilizam para ajudar vítimas da tragédia de Petrópolis.

Os centros de ensino estão arrecadando material de higiene pessoal e limpeza, máscaras e álcool em gel. As doações devem ser feitas nas próprias escolas. Cada unidade tem um horário específico de funcionamento e um prazo para o recebimento dos itens.

Confira os pontos de coleta:

Colégio Ao Cubo –

•   Rua Professor Gabizo, 334 · Tijuca. Tel.: (21) 2575-5537

•   R. Bambina, 126 – Botafogo. Tel.: (21) 2537-0434

•   Av. Rodolfo Amoedo, 333 – Barra da Tijuca. Tel.: (21) 3993-2230

Colégio Matriz Educação

•   Bangu – Rua Agrícola, 318

•   Campo Grande – Rua Professor Gonçalves, 41

•   Duque de Caxias – Rua Marcílio Dias, 113 – Jardim 25 de Agosto

•   Nova Iguaçu – Rua Humberto Gentil Baroni, 189

•   Rocha Miranda – Rua dos Topázios, 375

•   São João de Meriti – Rua Coronel Henrique da Fonseca, 228

•   Taquara – Rua Padre Ventura, 200

Escola Sunny Days

•   R. Lopes da Cruz, 176 – Méier. Tel.: (21) 97452-7104

Escola Bom Tempo

•   R. Barão de Lucena, 103 – Botafogo. Tel.: (21) 2239-2449