Prefeitura faz poda preventiva e remoção de entulhos para período de chuvas em Goiânia
Retirada do mato busca mais segurança e inibir o descarte irregular de entulhos no perímetro urbano
Com a previsão de chuvas para os próximos dias, a prefeitura de Goiânia informou que vai reforçar os serviços de limpeza urbana. O objetivo é conter o crescimento do mato e reduzir os transtornos causados pelo descarte irregular de entulhos nos espaços públicos e lotes.
Os trabalhos estão sendo realizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e foram iniciados pelos setores Sudoeste, Residencial Orlando de Morais, Itaipu, Alice Barbosa, Residencial Rio Verde, Jardim Bom Jesus, Orlando de Morais, Serra Azul e Residencial Center Ville, que recebem a roçagem mecanizada. Canteiros que orlam toda a Marginal Botafogo e os demais córregos que passam pelos bairros mais adensados recebem roçagem com costal e retirada do mato alto com foice.
Os serviços consistem em cortar o mato pela raiz e desacelerar seu crescimento. Em seguida, os colaboradores da Comurg fazem a rastelação e o recolhimento dos resíduos.
Por dia, cerca de seis bairros são contemplados com roçagem mecanizada, enquanto outros 15 recebem roçagem com costal e 20 bairros a remoção de entulhos clandestinos.
“A retirada do mato alto minimiza o descarte de entulhos nas áreas públicas e torna a cidade mais resiliente aos efeitos da chuva”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges. Ele também enfatizou a importância da participação popular quanto ao acondicionamento correto dos resíduos para evitar problemas como entupimento de bueiros e, consequentemente, alagamentos.
Dentro da programação diária de limpeza em Goiânia, também estão sendo realizadas poda e retirada de árvores, capina, limpeza das sarjetas e a coleta de lixo, orgânica e seletiva, que também reduzem os impactos das chuvas no perímetro urbano.
Apesar do órgão monitorar os pontos de descarte irregular, a população pode contribuir informando os locais públicos com mato alto e entulhos pelos canais de comunicação: 62 3524-8555 e 62 98596-8555.