O Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – Antônio Geraldo da Silva e o Conselheiro Federal de Medicina – Salomão Rodrigues Filho, visitaram o CREDEQ Professor Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, no início da tarde dessa sexta-feira, 12 de agosto.
A visita teve o objetivo de apresentar o centro ao Presidente da Associação, que veio a Goiânia participar da 12ª Jornada de Psiquiatria do Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás).
O Diretor Técnico do CREDEQ – Tiago Oliveira, fez a apresentação da unidade, que foi inaugurada há pouco mais de um mês e já conta com 30 pacientes, todos homens.
Enquanto conhecia as diversas dependências da unidade, Antônio Geraldo ouviu detalhes sobre o projeto terapêutico e teve a oportunidade de conversar, ainda que rapidamente, com alguns pacientes e com a musicoterapeuta Fabrícia Santana.
Ao final da visita, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria disse que o CREDEQ é um modelo para o Brasil, baseado em ciência e sensibilidade social. “Aqui se coloca em prática o que determinam os estudos científicos e é importante que seja entendido e valorizado”.
Ele avaliou que a proposta terapêutica do CREDEQ não deixa o paciente desamparado em nenhum momento e ainda contempla as famílias, uma vez que preserva os vínculos sociais.
Sobre a política de saúde mental vigente no país atualmente, ele entende que não se trata de uma política de Estado e sim uma política de Governo, permeada de ideologia. O CREDEQ vai na contramão dessa realidade e se apresenta como uma alternativa no enfrentamento ao uso de álcool e drogas. Uma alternativa excelente, no entendimento de Antônio Silva.“Esse serviço tem que ser dominado pela comunidade, para não permitir que acabe. Isso aqui é muito importante”, finaliza.