CIGARROS ELETRÔNICOS

PRF apreende 500 unidades de vapes que iriam do PR para o DF

Agentes também encontraram 240 baterias de celular sem documentação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite da última sexta-feira (16), 500 unidades de cigarros eletrônicos (vapes) que iriam de Foz do Iguaçu (PR) para Brasília (DF). A informação foi divulgada pela corporação nesta segunda-feira (19).

Segundo a PRF, os vapes eram levados em um ônibus e a apreensão ocorreu no Recanto das Emas (DF). Os agentes abordaram o veículo e, durante a fiscalização, encontraram seis caixas no bagageiro que não tinham documentação fiscal correspondente.

Dentro das caixas, os agentes encontraram os 500 cigarros eletrônicos. Vale citar, desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização dos vapes.

Além dos cigarros eletrônicos, os agentes encontraram 240 baterias de celular sem documentação (descaminho). Não foram revelados envolvidos. Já os produtos foram levados para a Receita Federal do Brasil.

Anvisa

A Anvisa justifica que o produto gera o aumento do fumo entre adolescentes e crianças, ocasionando dependência química e doenças pulmonares. O descumprimento da regra ocasiona, além da perda do item, a responsabilização pelo crime de contrabando, que tem penas de 2 a 5 anos de prisão.

LEIA MAIS:

Polícia prende dois libaneses considerados chefes de comércio de vapes em Goiás