Um carregamento com aproximadamente 360 quilos de carne imprópria para o consumo foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta terça-feira (2/8). A carga estava sendo transportada sem os devidos cuidados com higiene e conservação e estava sendo encaminhada para um açougue em Aparecida de Goiânia, onde seria revendida.
O caminhão foi abordado pelos policiais no km 504 da BR-153 durante fiscalização de rotina por apresentar mau estado de conservação. Quando os agentes abriram o baú foram surpreendidos com 362 kg em peças de carne – quantidade relativa a aproximadamente meia vaca – penduradas em um espaço mal refrigerado, tornando a carne imprópria para consumo humano.
A carga não possui nota fiscal, mas está avaliada em cerca de R$ 4 mil, de acordo com o condutor. Por não possuir documento fiscal, a PRF acionou o Fisco e a Vigilância Sanitária, que aplicou multa de R$ 5 mil e vai encaminhar o lote apreendido para o Aterro Sanitário em Terezópolis.
Além das irregularidades constatadas com relação à carne, os policiais apuraram ainda que o motorista do veículo é inabilitado para dirigir caminhão. Ele informou aos policiais que pegou o carregamento em Goiânia e levaria a mercadoria para um açougue em Aparecida de Goiânia.
O caminhão está com licenciamento atrasado desde 2011 e será removido à Unidade Operacional da PRF no parque ecológico, saída para Anápolis. Além das implicações fiscais e sanitárias, o motorista será autuado por infrações previstas no Código de Trânsito por não ser habilitado para dirigir esse tipo de veículo, que requer categoria C, enquanto sua CNH é categoria AB. O caminhão ainda transitava sem a placa dianteira e os pneus estão “carecas”, colocando em risco a segurança no trânsito.