Parceria

PRF inicia campanha Policiais Contra o Câncer Infantil nesta sexta (26), em Goiânia

Expectativa da organização é arrecadar cerca de três mil itens entre medicamentos e produtos de higiene, além de brinquedos para as crianças em tratamento

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), inicia na manhã desta sexta-feira (26) a 5ª edição da Campanha Policiais Contra o Câncer Infantil, em Goiânia. O objetivo da mobilização é arrecadação de remédios, fraldas e brinquedos para as crianças em tratamento no Hospital Araújo Jorge (HAJ), no Setor Universitário. O esforço será encerrado no dia 23 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Segundo a corporação, este ano a meta é arrecadar fraldas e remédios para o tratamento dos pacientes da ala infantil do hospital. A unidade carece de itens nos tamanhos G e GG ou fraldas geriátricas nos tamanhos P e M. Já os medicamentos solicitados são o Aciclovir 200mg, Fluconazol 150mg e o Cloridrato de Ondansetrona 8mg que fazem parte do tratamento das crianças do hospital.

A coordenadora da ação, Rosana Lorenzeto explica que são estabelecidas metas diferentes para cada ano. “Em 2017, o objetivo era arrecadar R$40 mil para a compra de um aparelho de ultrassom. Conseguimos R$37 mil com a iniciativa e o hospital entrou com o restante. Como são atendidas mais de 500 crianças e adolescentes por mês na unidade, a gente espera que a arrecadação seja três vezes esse número. A expectativa é de receber de 2 mil a 3 mil unidades de medicamentos, principalmente o Ondansetrona 8mg que combate o enjoo da criança durante o tratamento”, explica.

Dia D

Também no 23/11 a PRF pretende realizar um encontro com as crianças. No chamado “Dia D”, os pequenos serão levados para um passeio de ônibus que será escoltado pelos motociclistas batedores da PRF. A coordenação está organizando um dia especial onde as crianças participarão de brincadeiras e receberão brinquedos e donativos

“Nesta data, os agentes rasparão a cabeça como uma forma de demonstrar empatia. Nosso intuito é também conseguir arrecadar os brinquedos para as criancinhas. A abertura do dia D ocorrerá a partir das 13h no auditório do Hospital Araújo Jorge e terá presença de algumas autoridades como o superintendente regional da PRF, Álvaro de Resende”, conta.

O Hospital atende em média 500 crianças e adolescentes, realizando acompanhamento e pós-tratamento de câncer. Os pacientes não são apenas do Estado de Goiás, mas também do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Acre, Bahia, Ceará, Paraná e Pernambuco.

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo