Direito do consumidor

Procon atendeu mais de 72 mil consumidores em 2014

Em relação à renegociação de dívidas, 5.580 consumidores foram atendidos, deste total, 4.978 obtiveram êxito nos acordos


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Mais de 72 mil consumidores foram atendidos presencialmente no Procon em 2014, sendo que 3.965 deles solicitaram a elaboração de cálculos, totalizando 25.842 cálculos. Isso porque cada consumidor pode pedir a quantidade de cálculos que necessitar.

Em relação à renegociação de dívidas, 5.580 consumidores foram atendidos, deste total, 4.978 obtiveram êxito nos acordos, o que representa 94,98% de satisfação.

O serviço de renegociação é direcionado para o consumidor inadimplente e tem o Procon como intermediador junto às empresas, na redução de juros e multas de dívidas. Antes, os cálculos eram feitos apenas na sede e foi ampliado para todas as unidades de atendimento do Procon.

O prazo para entrega do cálculo ao consumidor foi reduzido em 2014, caindo de até dez dias para no máximo cinco, sendo que na maioria das vezes é feito com dois dias. Além disso, o consumidor pode receber o cálculo por e-mail, não havendo a necessidade de deslocamento.

Denúncias
Desde o início do ano, o serviço de teleatendimento do Procon, pelo número 151, recebeu mais de 57 mil denúncias.

Ampliação dos postos de atendimento
Atualmente, o Procon Goiás conta com 16 unidades de atendimento, incluindo a sede do órgão, sendo que duas dessas unidades foram inauguradas em 2014, uma em Jaraguá e outra em Anápolis, ambas no interior do Estado.

Fiscalização
Em 2014, os fiscais do Procon percorreram todo o Estado realizando operações de fiscalização nas empresas. Produtos com data de validade vencida, mal acondicionados e impróprios ao consumo foram apreendidos gerando 3.835 autos, constatações, relatórios de visitas e notificações.