Procon e Decon fiscalizam postos de combustíveis
O Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon)…
O Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) estão realizando fiscalização em diversos postos de combustíveis da Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o titular da Decon, delegado Webert Leonardo Lopes dos Santos, o objetivo é verificar denúncias de adulterações de combustíveis, alinhamento de preços e abuso na cobrança de valores quando o cliente paga com cartão de crédito ou débito.
De acordo com o delegado, pelo menos cem postos serão visitados nos próximos dias e ainda não há previsão para a operação terminar. “Uma das nossas preocupações é em relação a consumidores mal informados que estão pagando a mais quando usam cartão. A nova regra do governo federal que permite dar desconto para quem paga um produto em dinheiro não pode ser usada para prejudicar aquele que prefere usar cartão”, disse o delegado.
Na manhã de hoje, um posto de combustível localizado no Jardim Goiás, em Goiânia, foi autuado pela cobrança indevida de preços diferenciados sem aviso prévio aos clientes. No posto, os valores não estariam expostos conforme determina portaria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o consumidor só é informado da diferença de preços após ter abastecido o veículo.
O gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, explica que o objetivo da ação também é levantar subsídios para quando acontecer aumento nos preços dos combustíveis. “Estamos fazendo este trabalho agora para ter informações para comparar em outras fiscalizações”, afirma o gerente.