Procon orienta pagamento de contas com greve nos bancos
Os bancários entraram em greve na última terça-feira (30/09)
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Mesmo com a greve dos bancários de instituições públicas e privadas, deflagrada na última terça-feira, dia 30 de setembro, o consumidor tem a obrigação de pagar as contas em dia. Para isso, dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras, como internet, banco por telefone, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e rede 24 horas – que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas e centros comerciais, além dos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
No caso de pagamentos de boletos, a orientação do Procon é que os consumidores entrem em contato com as empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de pagamento. O comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas ou pela internet também são opções.
Segundo o Procon, o consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando o número do protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não for quitada em dia, o consumidor poderá pagar multa e encargos.
Caixas eletrônicos
Os caixas que estão dentro das agências bancárias funcionam até às 22 horas. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam durante 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300, e o valor para saque diurno varia conforme o banco. Os serviços disponíveis são: pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão de crédito; saques; retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc); bloqueio do cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Lotéricas, Correios, supermercados e comércio
Os correspondentes são lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são: pagamento de água, luz, telefone – com ou sem fatura, tributos municipais e estaduais, boletos de bancos, carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras), e de contribuição sindical (em dinheiro). Também é possível sacar dinheiro e benefícios (Bolsa Família, INSS; FGTS, Seguro Desemprego, PIS – limitado à R$ 1 mil ou três transações diárias).
Há também a opção de depositar em conta corrente ou conta poupança, também com limite de R$ 1 mil ou três transações diárias.
Nos estabelecimentos correspondentes também há serviços de consulta de saldos e extratos, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.