Procura por telemedicina aumenta com alta de casos de Covid e gripe no Brasil, diz associação
Em dezembro eram sete mil consultas por dia, neste ano esse número saltou para 40 mil
A associação que representa empresas de telemedicina, Saúde Digital Brasil realizou um levantamento que indica que, do começo de dezembro até o Natal, eram registrados em média, sete mil atendimentos por dia, para casos de síndrome gripal e Covid-19. Entre o Natal e o réveillon, esse número foi para 15 mil atendimentos. Para 2022, o número saltou para 40 mil por dia.
Segundo a Saúde Digital Brasil, a demanda por serviço de telemedicina é superior ao pico da pandemia, em março de 2021.
Depois dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde autorizou o uso temporário da telemedicina no país. Esse novo modelo serve para atendimento clínico, consultas, diagnósticos e acompanhamento de pacientes
Aumento de casos
Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgado na quinta (6), aponta que o índice de resultados positivos para a Covid-19 em testes de farmácia triplicou na última semana do ano em comparação aos sete dias anteriores, saltando de 11,8% para 33,3%.
Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, foram mais de 95 mil infectados. Na semana anterior, foram 22 mil positivos, o que responde a 11,8% dos exames feitos em farmácias e drogarias.