Esforço

Professor dá aulas na própria casa, leva alunos e acumula medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Competição aconteceu no último fim de semana e reservou grandes conquistas para o Sensei Yurghanes Rodrigues e seus alunos

Yurghanes Rodrigues e seus alunos no Campeonato Brasileiro de Karatê, que foi realizado em Anápolis. Foto: Arquivo pessoal

São 29 anos de vida dedicados ao karatê, assim é a vida de Yurghanes Rodrigues, primeiro como atleta e agora como professor, que ele também começou novo, aos 18. Em meio a grandes locais que passam os ensinamentos da arte marcial, ele dispensou e recebe seus alunos, que são cerca de 30, dentro da própria casa, onde aplica as aulas e os preparam para as competições que disputam. No último fim de semana, participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê e acumularam medalhas.

“Minha trajetória no karatê iniciou no ano de 1993 ainda na infância com 11 anos de idade. Com muita vontade de ser campeão eu sempre participei de eventos dentro e fora do estado de Goiás onde por diversas vezes tive a oportunidade de subir ao pódio como campeão”, revelou o Sensei Yurghanes Rodrigues, para o Mais Goiás

Além de Yurghanes Rodrigues como professor, oito atletas foram para o ginásio Newton de Faria, em Anápolis, para representar o estado de Goiás dentro da competição. Todos eles conquistaram medalhas dentro da própria categoria, o que foi motivo de comemoração, mas o professor sabe que o sucesso poderia ser ainda maior, já que seu ensinamento se torna limitado e até mesmo as participações em torneio, devido a falta de investimentos e principalmente de patrocinadores para apoiar a sua causa.

“Nosso local de treinamento é na minha casa, onde nos reunimos no mínimo três vezes por semana com o propósito de treinar e desenvolver a nossa arte. Sem patrocínio, às vezes se torna difícil participar dos campeonatos, se tratando de atividades em outros estados isso se torna ainda mais complexo. Mesmo assim, a nossa equipe sempre apresenta resultados positivos, mas ainda não tivemos a chance de sermos bem vistos por bons patrocinadores para que possamos mostrar suas marcas e levar o nome do karatê goiano para diversos estados e até mesmo outros países, pois esse é o nosso ideal, lutar pelo nosso país com chances reais de sermos campeões”, disse Yurghanes Rodrigues, para o Mais Goias.

Nem todos os alunos contribuem com uma mensalidade nas aulas ministradas por Yurghanes, quem pode, paga uma taxa de R$ 80. Agora, eles vão voltar as suas devidas atenções para o Campeonato Goiano de Karatê, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de novembro e para isso terá pouco mais de um mês de preparação.

Com mais de 500 atletas, os goianos conquistaram a primeira colocação geral no Campeonato Brasileiro de Karatê que foi disputado no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis. Ao todo, os karatecas do nosso Estado subiram ao pódio 490 vezes, com 128 medalhas de ouro, 131 de prata e 231 de bronze. Os resultados desbancaram as delegações do Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, que vieram logo atrás e fecharam o ranking dos cinco primeiros.