Ciência

Professor da UFG participa de encontro anual de tecnologia, na Alemanha

O doutor Celso Camilo, do Inf, levou sua pesquisa sobre aplicação de inteligência artificial

O professor do Instituto de Informática (Inf), da UFG, Celso Camilo, participou do seminário anual Schloss Dagstuhl, na Alemanha, centro de pesquisa pertencente à Associação Leibniz. Ele foi o único professor sul-americano convidado a participar do evento, ocorrido no final de fevereiro.

Ele apresentou o trabalho desenvolvido pelo grupo de estudo do Inf, o I4Soft, composto por alunos da pós-graduação. Segundo ele, o encontro, que tem como foco o estudo e aplicação de inteligência artificial (IA), reuniu especialistas do mundo todo para discutir a aplicação deste conhecimento em software.

“O tema foi a aplicação da IA no software e como ela pode ser usada em uma produção de software mais automatizada com menor custo e mais qualidade”, contou. A produção de software possui um ciclo longo, de várias etapas e algumas dessas partes podem ser automatizadas.

Para ele, um dos principais valores do encontro foi discutir e apresentar os trabalhos para os pares, sendo eles nomes altamente conceituados pelo mundo. “Sentamos para discutir com especialistas de todo o mundo para saber para onde vale a pena caminhar”.

De volta ao Brasil, o objetivo é trazer o que foi debatido lá para o grupo de pesquisa aqui. “Quando você tem os pares na mesma mesa, você pode adiantar ideias e ter um feedback precioso antes mesmo de produzir o artigo ou executar o experimento”, avalia.

Humilde, ele dá uma desconversada quanto ao fato de ter sido o único latino-americano do evento. “Na verdade essas áreas que são mais fronteiras do conhecimento não têm tantos estudiosos pelo mundo assim”, explica, “mas esse processo fez parte do meu pós-doutorado, então o convite acabou sendo um pouco fruto dessa rede de contatos dos pesquisadores”.