Professor goiano conquista prêmio literário mais tradicional do País
"Importante para mim e para a instituição. Como pesquisador, me sinto reconhecido", diz Anderson Silva
Anderson Silva, professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí, recebeu o Prêmio Jabuti, o mais tradicional reconhecimento literário do País. O evento, realizado há 66 anos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), acontece na noite de terça (6), em São Paulo.
O professor recebeu o Jabuti Acadêmico pela obra “Estatística Decodificada”. Trata-se de material paradidático voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores das ciências da vida.
Para o docente, receber o reconhecimento é “pura emoção”. “Me sinto abençoado e grato, principalmente pelas pessoas que me ajudaram direta ou indiretamente, inclusive do IF Goiano, nome que eu tenho muito orgulho de levar comigo”, comemorou.
Ele também revelou que se surpreendeu ao descobrir que estava entre os finalistas. “Não fazemos nada sozinhos”, disse, mais uma vez, ao reforçar o orgulho de fazer parte do IF Goiano. “Importante para mim e para a instituição. Como pesquisador, me sinto reconhecido.”
Em relação ao Prêmio Jabuti, a honraria foi criada durante um momento cultural e político influenciado pelo modernismo e pelo nacionalismo, voltado para a valorização da cultura popular brasileira e de suas raízes indígenas e africanas.