Projeto cria regras rígidas para som automotivo em Aparecida
Tramita na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia um projeto de lei que permite e…
Tramita na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia um projeto de lei que permite e delimita o uso de som automotivo na cidade. O texto, de autoria do vereador Diony Nery (PSDB), prevê que a prática seja restrita a áreas de chácaras e sítios fora do perímetro urbano do município.
Além disso, o projeto define que os eventos com som automotivos serão permitidos apenas com a autorização expressa da prefeitura, com expedição de alvará de licença para realização do evento.
O direcionamento das ondas sonoras, segundo o projeto, não devem ser direcionados para residências e comércios, sob pena de perturbação do sossego público. A prática ainda está restrita nas vésperas de feriado das 18 horas das sextas-feiras, ao sábado 22 horas. E ao domingo 18 horas. Não podendo ultrapassar esses horários.
O vereador argumenta que a prática é comum na cidade e tem tirado o sossego público. Ao delimitar uma área, poderá atrair “investimentos privados, incentivando lazer e renda, sem qualquer transtorno para a população”.
A matéria, que foi protocolada na casa na semana passada, ainda precisa passar pela avaliação dos vereadores e votação em plenário.
Apreensões
Atualmente todo som que estiver além do permitido pela legislação, que é de 70 decibéis, terá as penalidades previstas na lei, isto é, a multa aplicada e o veículo apreendido e levado para o pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), podendo ser retirado somente após o pagamento da multa.
A apreensão de veículos com som automotivo é recorrente em Aparecida de Goiânia. De acordo com dados da prefeitura, de janeiro a setembro de 2022, cerca de 3 mil carros com som automotivo, foram autuados ou apreendidos
Em uma das ações, em outubro, a prefeitura apreendeu sete carros somente em um final de semana.
A multa é de R$ 1.480.