PROPOSTA

Projeto propõe reserva de vagas para recém-formados na administração pública de Goiás

"Estamos diante de uma geração de jovens altamente qualificados, porém enfrentam grandes dificuldades para ingressar no mercado de trabalho devido à exigência de experiência curricular", diz Lineu Olimpio

Projeto propõe reserva de vagas para recém-formados na administração pública de Goiás (Foto: Freepik)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisa um projeto de lei que propõe a reserva de 20% das vagas em processos seletivos da administração pública estadual para recém-formados sem experiência profissional. O texto é do estadual Lineu Olimpio (MDB).

“Estamos diante de uma geração de jovens altamente qualificados, porém enfrentam grandes dificuldades para ingressar no mercado de trabalho devido à exigência de experiência curricular. Esses jovens enfrentam muita dificuldade para conseguir emprego, o que acaba por afetar o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, justificou o parlamentar.

De acordo com ele, a matéria visa promover a equidade de oportunidades, pois muitos “jovens talentosos” são deixados de lado em processos seletivos por falta de experiência prévia. O parlamentar declarou, ainda, que é preciso “incentivar e valorizar o investimento dos jovens em suas formações acadêmicas”.

O texto ainda precisa passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser apreciado em duas votações no plenário. Caso passe, segue para a sanção da governadoria.