Projeto ‘Sala Compacta’ premia 7 artistas goianos, com exposição a partir de 30/10
Entre os 20 artistas premiados, 7 são goianos e irão expor seus trabalhos na 2ª edição do projeto
Com o objetivo de pensar “arte como projeto”, a 2ª Sala Compacta – projeto realizado em parceria com o Museu de Arte de Goiânia (MAG) – acaba de divulgar a lista com os 20 artistas premiados.
Entre os vencedores, foram listados 7 artistas goianos, que se destacaram junto a nomes da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.
A premiação total tem o valor de R$ 80 mil, sendo destinado R$ 4 mil para cada um dos vencedores, além do suporte institucional de hospedagem dos trabalhos em exposição virtual – que ficará disponível gratuitamente para o público, entre os dias 30 de outubro e 30 de dezembro, por meio do site escala.art.
Conheça os artistas selecionados para a 2ª Sala Compacta
- Aline Brune (BA)
- Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda (RJ)
- Âmbar Pictórica (GO)
- Ana Flávia Marú (GO)
- Arthur Monteiro (GO)
- Benedito Ferreira (GO)
- Cássia Nunes (GO)
- Débora Arruda (SE)
- Diego de Santos (CE)
- Escuta (GO)
- Fluxos do Atlântico Sul (BA)
- Guilhermina Augusti (RJ)
- Isabela Jaha (SP)
- Jaíne Muniz (ES)
- Laila Terra (SP)
- Marcus Vinícius Barbosa Deusdedit (MG)
- Mauricio Igor Neves Almeida de Almeida (SC)
- Meujaela Gonzaga (BA)
- Natan Dias (ES)
- Sophia Pinheiro (GO/SP)
Um pouco mais sobre a 2ª Sala Compacta
Para esta segunda edição, foi considerado que os projetos artísticos, antes de serem executados, passam a existir apenas na esfera do pensamento de cada artista, e só depois são transcritos e produzidos em formas de desenho, maquete, esboço, protótipo, planta baixa, gravação, e várias outras possibilidades do que pode ser considerado “arte como projeto”.
De acordo com Gilson Plano, curador do evento: “Foi extremamente instigante idealizar esta edição da Sala Compacta, pois no campo da arte contemporânea hoje existe pouco espaço para apresentar publicamente obras que desafiam os limites estabelecidos pelos espaços convencionais de exposição, que opere fora de uma lógica de mercado da arte e que se seja realmente experimental no sentido de nos provocar a repensar o mundo que vivemos”, comenta.
Segundo o curador, foram recebidas 369 propostas e a missão de mergulhar em cada uma delas, para selecionar apenas 20, foi árdua, mas completamente instigante. Junto a ele, também participaram da curadoria Ariana Nuala (PE) e Nutyelly Cena (MA).
Serviço
2ª Sala Compacta MAG
Quando: 30/10 a 30/12
Onde: site escala.art (disponível apenas no período de exposição)
Acesso gratuito
LEIA TAMBÉM: