pele

Protetor solar atrapalha absorção de vitamina D? Saiba o que é verdade ou mito

A melhor maneira de se proteger das altas temperaturas é usando filtro solar, que reduz…

A melhor maneira de se proteger das altas temperaturas é usando filtro solar, que reduz o risco de câncer de pele, manchas solares e rugas causadas pela exposição ao sol, desde que usado diariamente e de forma correta. Mas a frequência e modo de usar sempre causam dúvidas.

Existem dois tipos: os protetores físicos e os químicos. O primeiro contém substâncias refletoras, o que impede que a pele absorva os raios ultravioletas. Já o segundo absorve parte da radiação solar, fazendo com que nossa pele receba uma fração menos agressiva. O benefício maior do uso do filtro é a proteção da nossa pele contra a radiação ultravioleta. De acordo com a médica dermatologista Hadassa Barros, pós-graduada em dermatologia e medicina estética pelo INCISA, outra vantagem do protetor é defender contra o envelhecimento cutâneo e manchas de pele. Abaixo, ela tira algumas dúvidas:

Quando e quantas vezes passar o produto?

Hadassa explica que o protetor solar deve ser utilizado todos os dias, independentemente das condições climáticas.

— É muito importante fazer essa aplicação todos os dias, criar uma rotina de uso de protetor solar. O ideal é você acordar pela manhã, lavar seu rosto, escovar os dentes, se hidratar e passar protetor solar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. É indicado que reaplique o produto a cada duas horas — diz Hadassa.

++ Lavar o arroz antes de cozinhá-lo é correto? Saiba o que é verdade ou mito

Como escolher o melhor protetor solar para sua pele?

— O protetor solar ideal é aquele que respeita o seu tipo de pele. Então se sua pele é normal, seca, oleosa ou mista, você precisa escolher um protetor que se adeque a isso. Outro ponto importante é respeitar as condições da pele. Se você tem manchas, acne, dermatite, ou sua pele é sensível, o protetor também tem que respeitar essas características. No geral, escolhemos protetores acima de FPS 30 para quem tem pele mais escura e acima de 50 para quem tem a pele mais clara — afirma a especialista.

Pessoas de pele negra precisam usar protetor solar?

Segundo Hadassa, essa pergunta é muito frequente em seu consultório, já que a pele negra possui maior quantidade de melanina — uma proteína que funciona como uma espécie de protetor natural da pele. Mas, mesmo assim, ela exige cuidados diários.

— Sabemos que a melanina protege a pele e quem tem pele negra possui uma quantidade de melanina maior, o que protege o núcleo celular. Porém é uma proteção parcial, em torno de um FPS 13, então precisa fazer a complementação com filtro solar. Aqui no Brasil, quase todo mundo tem uma pele um pouco mais pigmentada, mas cerca de 60% da população não usa protetor solar.

Protetor solar atrapalha a absorção de vitamina D?

A vitamina D é muito importante para o nosso corpo, já que atua na saúde óssea, no crescimento, na imunidade, na musculatura, no metabolismo e em vários órgãos e sistemas. Para produzirmos a quantidade ideal dessa vitamina, recomenda-se nos expormos aos raios solares. Mas o uso dos protetores atrapalha na absorção desse nutriente?

— A resposta é sim. A gente sabe que a absorção dessa vitamina pode ser prejudicada pelo uso do protetor solar, já que ele impede que a radiação atinja o corpo, isso acontece a partir do fator 8. Porém em países como o Brasil, temos essa radiação imensa e intensa. Isso se junta ao fato das pessoas não terem a rotina de utilizar o protetor solar no corpo todo, o que contribui para a absorção dessa vitamina — explica a dermatologista.