ENSINO SUPERIOR

ProUni 2020/2: saiu o resultado da lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira, 24 de agosto, o resultado da lista…

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira, 24 de agosto, o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020/2. As inscrições foram recebidas entre os dias 18 e 20 desse mês.

Os candidatos pré-selecionados para as bolsas de estudo devem comprovar os dados informados durante a inscrição, na faculdade, até a próxima sexta-feira, dia 28.

A relação de documentos exigidos para comprovação das informações conta nos anexos “I” a “IV” da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015.

Caso a faculdade aprove a documentação entregue pelo candidato, será emitido o Termo de Concessão da Bolsa e, depois disso, o estudante poderá fazer sua matrícula. Quem perder o prazo para a comprovação das informações será automaticamente reprovado da lista de espera

ProUni 2020/2

O ProUni 2020/2 ofereceu 167.780 bolsas de estudo, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). Ao todo, 228.444 candidatos realizaram 440.674 inscrições – o número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). Para as bolsas parciais, a renda máxima sobe para três salários mínimos por pessoa.

A primeira chamada do ProUni 2020/2 foi divulgada no dia 21 de junho, e a segunda no dia 4 de agosto.

Quem pode participar do ProUni?

O ProUni é exclusivo para estudantes que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram média de 450 pontos nas provas, além de nota acima de zero na redação. No caso do ProUni 2020, foi exigido o Enem 2019.

Além da participação no Enem, os candidatos NÃO podem ter curso superior e devem estar em uma das categorias abaixo:

  • Pessoa que fez o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda).

O ProUni é recebe inscrições duas vezes ao ano, sempre depois do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e antes do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).