Prouni: prazo para lista de espera termina nesta quinta-feira (12)
Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), abriu na última quarta-feira (11/09), o período para manifestação de interesse na lista de espera do processo seletivo para o segundo semestre de 2024 do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Essa etapa representa mais uma chance para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conseguir ingressar no ensino superior em instituições privadas. Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera, desde que optem por isso, manifestando o seu interesse até quinta-feira (12/09), na página do Prouni. O resultado da lista será divulgado na próxima terça-feira (17/09).
Posteriormente, os participantes da lista de espera deverão comparecer as instituições para as quais foram pré-selecionados, no período de 17 a 26/09, a fim de comprovarem as informações prestadas na inscrição. Além disso, os candidatos devem ficar atentos quanto às eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino. Todo o processo é gratuito e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.
Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.
Prouni – Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior.