Política

PSDB quer usar ‘pedalada fiscal’ como motivo para impeachment de Dilma

// Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, estimulado por pesquisa mostrando…


//

Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, estimulado por pesquisa mostrando um maior apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, o PSDB pediu que Miguel Reale Júnior, ministro da Justiça no governo FHC, elabore uma ação penal contra Dilma Rousseff pela “pedalada fiscal” realizada pelo governo no ano passado. Reale ainda analisa o caso para saber se há viabilidade jurídica.

Se ela for julgada pelo Senado por crime de responsabilidade, poderia sofrer impeachment. A coluna destaca que o partido quer embasar a ação em pareceres de auditores e do Ministério Público junto ao TCU que apontam que o governo descumpriu a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) através do adiamento do repasses a bancos públicos para melhorar as contas em 2014.

A percepção da oposição é de que, depois de uma queda expressiva dos manifestantes no último domingo, parte dos tucanos avaliam que, se o partido “não for ao ataque”, pode repetir a trégua que deu ao então presidente Lula em 2005, após o mensalão.