BASTIDORES DA POLÍTICA

PV em Goiânia rompe com Adriana Accorsi após indicação de Gilvane ao Iphan

Informação foi confirmada pelo presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha

O presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha decidiu romper com o PT e retirar o apoio a deputada federal Adriana Accorsi, pré-candidata petista à Prefeitura de Goiânia, nas eleições de 2024. A decisão se deu após a nomeação do historiador Gilvane Felipe, do Cidadania na superintendência do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan).

Ao Mais Goiás, Cristiano destacou que vinha reivindicando o espaço desde a saída de Pedro Wilson do cargo. O órgão é presidido por Leandro Grass que também comanda a sigla verde nacionalmente. “Seria natural que houvesse esse alinhamento aqui em Goiás também”, pontua Cunha ao portal.

Cristiano disse que chegou a comunicar para a direção nacional do partido que vai deixar a campanha de Accorsi. Como os partidos são federados, não há como deixar de seguir as diretrizes adotadas a partir da convenção entre julho e agosto. “Mas eu solicitei permissão para manter, pelo menos, neutralidade ante a disputa”, pontuou.

Cunha destaca que desde que Lula venceu as eleições, o PV em Goiás não foi contemplado com nenhum cargo relevante em Goiás. “Fomos o primeiro partido a apoiar nacionalmente a eleição do presidente Lula e não há retribuição por aqui”, destaca. “Há vários espaços sendo ocupados por bolsonaristas que não dão a mínima retribuição ao governo em questão de governabilidade”, pontuou. 

Em entrevista ao Mais Goiás, Gilvane Felipe disse que teve uma conversa de aproximadamente quatro horas de duração com o presidente nacional do Iphan, Leandro Grass que validou sua nomeação. “Foi um diálogo muito produtivo. Saí dela seguro e surpreso com a confiança depositada”, destacou. Ele também reforçou ter apoio de todos os deputados federais petistas, bem como da bancada de parlamentares estaduais e vereadores em Goiânia que validaram sua nomeação.

O portal tentou entrar em contato com a deputada federal Adriana Accorsi e o coordenador da campanha da petista em Goiânia, o também deputado Rubens Otoni. O espaço está aberto para atualização.