FINANCIAMENTO COLETIVO

Quadrinistas goianos buscam apoio para publicação de novas HQs

Artistas utilizam a plataforma Catarse para tirar levar os projetos até o papel

Quadrinistas goianos buscam apoio para lançarem novas HQs (Fotos: Divulgação)

Os quadrinistas goianos Tiago Holsi e Jonathas Ramos utilizam o site de financiamento coletivo Catarse para viabilizarem histórias em quadrinhos: “Espinhela Caída” e “O Intangível”, respectivamente. A plataforma funciona pelo sistema de recompensas: o interessado apoia e, a depender do valor, recebe a HQ ou/e outros produtos.

Holsi é veterano no Catarse. Ele é autor de obras como “O incrível ataque das Terríveis Abobrinhas Mutantes Zumbis comedoras de cérebro”, “665 – A Vizinha da Besta” e outras. Em “Espinhela Caída”, o autor narra de forma bem-humorada e com muita liberdade poética como cria as histórias dele e de como a pandemia afetou o processo de produção.

“São recortes de dois anos do pré pós-apocalipse na espera por vacina, eventos presenciais, paternidade e a eterna busca em restaurar a sanidade deteriorada. Mas não só de perrengues é a vida do quadrinista. Apesar do caos, muita coisa boa aconteceu nesse tempo. E entre um relato e outro, você conhece um pouco mais sobre como crio meus quadrinhos”, narra.

Jonathas Ramos, iniciante na plataforma, mostra em “O Intangível” “um mundo onde diferentes universos se convergem a distância de um portal – portais esses que estão ao alcance de todos. O conceito de multiverso é comum a todos os habitantes da existência. Ou quase…”

A obra acompanha uma jovem que tem seu sono perturbado por sonhos vividos em lugares estranhos. “Mas como mundos estranhos e inexplorados podem afetar alguém tão habituado com o multiverso?, indaga a sinopse.

Interessados em apoiar podem procurar no Catarse a obra de Holsi, que tem prazo de 5 dias para o fim, e a de Jonathas, que está a 12 dias do término. É só dar uma busca na plataforma.